Notícias

Mazda e ROHM colaboram no desenvolvimento de componentes automotivos

Com uma colaboração que começou em 2022, a Mazda e a ROHM anunciaram o início de um desenvolvimento conjunto de componentes automotivos utilizando semicondutores

Mazda Motor Corporation e ROHM Co., Ltd. anunciaram o início de um desenvolvimento conjunto de componentes automotivos utilizando semicondutores de potência de nitreto de gálio (GaN), uma tecnologia promissora de próxima geração.

Desde 2022, as empresas têm colaborado no desenvolvimento de inversores usando semicondutores de carboneto de silício (SiC) para unidades de tração elétrica. A expansão da parceria para incluir semicondutores de GaN visa impulsionar a inovação em componentes automotivos para veículos elétricos de última geração. A colaboração entre Mazda e ROHM acontece em um momento em que a Marelli apresenta inovações para acelerar o desenvolvimento automotivo.

Mazda e ROHM colaboram no desenvolvimento de componentes automotivos
Crédito da imagem: adniluy – adobe.stock.com

O GaN se destaca como um material de ponta para semicondutores de potência. Suas vantagens incluem:

  • Redução das perdas de conversão de energia.
  • Miniaturização de componentes devido à operação em alta frequência.

A colaboração entre Mazda e ROHM busca integrar esses benefícios em soluções abrangentes que considerem o veículo como um todo, promovendo a redução de peso e a otimização do design. O objetivo é apresentar um modelo de demonstração ainda no ano fiscal de 2025, com implementação prática prevista para 2027. A Mazda, assim como a BYD atinge marca de 165 concessionárias no Brasil, busca expandir sua presença no mercado.

Declarações Oficiais

Ichiro Hirose, Diretor, Executivo Sênior e CTO da Mazda, expressou entusiasmo com a parceria: “À medida que a mudança para a eletrificação se acelera em busca da neutralidade de carbono, estamos muito satisfeitos em colaborar com a ROHM, que visa criar uma sociedade de mobilidade sustentável com sua excelente tecnologia de semicondutores e capacidades avançadas de solução de sistema, no desenvolvimento e produção de componentes automotivos para veículos elétricos.

Estamos entusiasmados em trabalhar juntos para criar uma nova cadeia de valor que conecte diretamente dispositivos semicondutores e carros. Através da colaboração com parceiros que compartilham nossa visão, a Mazda continuará a oferecer produtos cheios da ‘alegria de dirigir’ que permite aos clientes desfrutarem verdadeiramente da direção, mesmo em veículos elétricos.”

Katsumi Azuma, membro do conselho e executivo sênior da ROHM, também comentou sobre a colaboração: “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Mazda, que busca a ‘alegria de dirigir’, no desenvolvimento de componentes automotivos para veículos elétricos.

O EcoGaN™ da ROHM, capaz de operação em alta frequência, e o IC de controle que maximiza seu desempenho são fundamentais para a miniaturização e economia de energia. Para implementar isso na sociedade, a colaboração com uma ampla gama de empresas é essencial, e estabelecemos várias parcerias para o desenvolvimento e produção em massa de GaN.

Ao colaborar com a Mazda, que visa criar ‘carros que coexistam de forma sustentável com a Terra e a sociedade’, entenderemos os requisitos para GaN da perspectiva de aplicação e desenvolvimento do produto final, contribuindo para a disseminação de semicondutores de potência de GaN e a criação de uma sociedade de mobilidade sustentável.”

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.