A Mazda está preparando um novo SUV compacto, o CX-20, que vai substituir o veterano CX-3 após mais de uma década de mercado. A novidade deve chegar nos próximos 18 meses, mirando principalmente os países da Ásia-Pacífico.
Posicionado abaixo do CX-30, o CX-20 promete um visual moderno, cabine mais espaçosa e motorização eletrificada, com sistema mild-hybrid e tração dianteira como padrão. A tração integral pode ser oferecida como opcional, mas uma versão híbrida plug-in ainda não foi confirmada.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
A marca japonesa investiu US$ 150 milhões na fábrica da Tailândia para dar início à produção de uma nova linha de SUVs eletrificados, sinal claro de que o CX-20 será parte central desse plano.
Durante um evento no país asiático, executivos da Mazda revelaram esboços do design do CX-20, que mostram um SUV com linhas fluidas, frente agressiva, grade maior, faróis de LED finos e luzes diurnas verticais — detalhes que remetem à próxima geração do CX-5.
A silhueta do CX-20 é esportiva, com teto levemente inclinado e lanternas traseiras circulares, além de uma opção de teto pintado em preto, conferindo um toque jovial ao modelo. O design segue a linguagem Kodo, já presente nos irmãos maiores CX-60 e CX-90.
Embora ainda não haja imagens do interior, espera-se um ambiente mais refinado e tecnológico que o do CX-3. A Mazda deve manter o estilo minimalista, com materiais de melhor qualidade, painel digital e central multimídia atualizada.
O espaço interno também deve melhorar. Um dos principais pontos fracos do CX-3 era o pouco espaço nos bancos traseiros e o porta-malas limitado, algo que o CX-20 deve corrigir. Para se destacar, a Mazda aposta em design e tecnologia, assim como outras montadoras têm feito, como a GWM com a versão a gasolina do Haval Raptor.
Ainda não se sabe se o novo modelo manterá o tradicional seletor rotativo da central, já que algumas versões mais recentes da Mazda — especialmente na China — têm adotado o controle por toque.
A mecânica deve incluir um motor quatro cilindros 1.5 ou 2.0 combinado a sistema mild-hybrid, garantindo melhor eficiência sem perder o foco na dirigibilidade que é marca registrada da Mazda.
O novo modelo terá que encarar uma disputa acirrada no mercado de SUVs compactos, enfrentando rivais como Toyota Yaris Cross, Hyundai Kona, Honda HR-V, Ford Puma e Kia Stonic.
Com o CX-20, a Mazda reforça seu compromisso com SUVs de design arrojado, boa dirigibilidade e eletrificação, substituindo o CX-3 com um pacote mais alinhado às exigências atuais do mercado.
O mercado automotivo está sempre em movimento, com novidades como o Ford Maverick 2026 chegando repaginado e o Novo Jeep Cherokee 2026 sendo revelado com design inédito e motorização eletrificada.