A Mazda começou a produzir o Mazda 6e, a versão para exportação do Mazda EZ-6, na fábrica da Changan-Mazda em Nanjing, na China. O modelo será enviado para mercados como a Europa e o Sudeste Asiático. A letra “e” foi adicionada ao nome para destacar que se trata de um veículo elétrico.
O Mazda EZ-6 foi lançado na China em outubro de 2024, com preços entre 139.800 e 179.800 yuan (cerca de US$ 19.200 a US$ 24.700). Ele é um sedã médio com 4,92 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,48 metro de altura e um entre-eixos de 2,89 metros.

Construído sobre a plataforma híbrida EPA da Changan, o Mazda 6e totalmente elétrico conta com um motor traseiro de 190 kW (255 cv) e torque de 320 Nm. Ele pode ser equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio de 56,1 kWh ou 68,8 kWh, oferecendo autonomias de 480 km e 600 km no ciclo CLTC, respectivamente. Além disso, o carregamento rápido de 30% a 80% da bateria leva apenas 15 minutos.
Já a versão EREV (híbrida com extensor de autonomia) combina um motor elétrico traseiro de 160 kW (215 cv) e 320 Nm com um motor a combustão de 1.5 litro. As baterias disponíveis têm 18,9 kWh ou 28,4 kWh, permitindo rodar 130 km ou 200 km apenas no modo elétrico. Com o motor a combustão auxiliando, a autonomia total pode chegar a 1.301 km. O tempo de carregamento rápido de 30% a 80% é de 20 minutos.
No design, o Mazda 6e segue a linguagem Kodo Soul of Motion, com detalhes como portas sem moldura, grade dianteira iluminada, maçanetas embutidas e aerofólio traseiro.
Assim como o EZ-6, ele vem equipado com nove airbags, proporcionando um nível de proteção ampliado, além de um porta-malas de 350 litros. É interessante notar como outras empresas chinesas também estão inovando no mercado de veículos elétricos, como a Li Auto, que ultrapassou 1 milhão de entregas da Série L.
O mercado europeu receberá duas versões de potência:
- *Long Range:*
- Motor elétrico traseiro de 180 kW (241 hp)/320 Nm;
- Bateria de lítio ternária de 80 kWh;
- Autonomia WLTP de 552 km.
- *Standard:*
- Motor elétrico traseiro de 190 kW (255 hp)/320 Nm;
- Bateria de fosfato de ferro-lítio de 68,8 kWh;
- Autonomia WLTP de 479 km.
Katsuhiro Moro, presidente da Mazda Motor Corporation, anunciou que a joint venture Mazda-Changan planeja lançar um novo modelo SUV em 2025. Outras empresas também estão expandindo sua linha de SUVs elétricos na China, como a Hongqi, que lançou o SUV elétrico Tiangong 06.