Notícias

Mazda 6e sai da linha de produção na China

A produção ocorria na fábrica da Changan-Mazda em Nanjing. Agora, o Mazda 6e, destinado a mercados estrangeiros, saiu oficialmente da linha de produção na China

A Mazda começou a produzir o Mazda 6e, a versão para exportação do Mazda EZ-6, na fábrica da Changan-Mazda em Nanjing, na China. O modelo será enviado para mercados como a Europa e o Sudeste Asiático. A letra “e” foi adicionada ao nome para destacar que se trata de um veículo elétrico.

O Mazda EZ-6 foi lançado na China em outubro de 2024, com preços entre 139.800 e 179.800 yuan (cerca de US$ 19.200 a US$ 24.700). Ele é um sedã médio com 4,92 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,48 metro de altura e um entre-eixos de 2,89 metros.

Mazda 6e sai da linha de produção na China
Crédito da imagem: Mazda

Construído sobre a plataforma híbrida EPA da Changan, o Mazda 6e totalmente elétrico conta com um motor traseiro de 190 kW (255 cv) e torque de 320 Nm. Ele pode ser equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio de 56,1 kWh ou 68,8 kWh, oferecendo autonomias de 480 km e 600 km no ciclo CLTC, respectivamente. Além disso, o carregamento rápido de 30% a 80% da bateria leva apenas 15 minutos.

Já a versão EREV (híbrida com extensor de autonomia) combina um motor elétrico traseiro de 160 kW (215 cv) e 320 Nm com um motor a combustão de 1.5 litro. As baterias disponíveis têm 18,9 kWh ou 28,4 kWh, permitindo rodar 130 km ou 200 km apenas no modo elétrico. Com o motor a combustão auxiliando, a autonomia total pode chegar a 1.301 km. O tempo de carregamento rápido de 30% a 80% é de 20 minutos.

No design, o Mazda 6e segue a linguagem Kodo Soul of Motion, com detalhes como portas sem moldura, grade dianteira iluminada, maçanetas embutidas e aerofólio traseiro.

Mazda 6e sai da linha de produção na China
Crédito da imagem: Mazda

Assim como o EZ-6, ele vem equipado com nove airbags, proporcionando um nível de proteção ampliado, além de um porta-malas de 350 litros. É interessante notar como outras empresas chinesas também estão inovando no mercado de veículos elétricos, como a Li Auto, que ultrapassou 1 milhão de entregas da Série L.

O mercado europeu receberá duas versões de potência:

  • *Long Range:*
    • Motor elétrico traseiro de 180 kW (241 hp)/320 Nm;
    • Bateria de lítio ternária de 80 kWh;
    • Autonomia WLTP de 552 km.
  • *Standard:*
    • Motor elétrico traseiro de 190 kW (255 hp)/320 Nm;
    • Bateria de fosfato de ferro-lítio de 68,8 kWh;
    • Autonomia WLTP de 479 km.
Mazda 6e sai da linha de produção na China
Crédito da imagem: Mazda

Katsuhiro Moro, presidente da Mazda Motor Corporation, anunciou que a joint venture Mazda-Changan planeja lançar um novo modelo SUV em 2025. Outras empresas também estão expandindo sua linha de SUVs elétricos na China, como a Hongqi, que lançou o SUV elétrico Tiangong 06.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.