O Mazda 6e, um sedã com design que remete a um cupê, foi apresentado no Salão Automóvel de Bruxelas. Desenvolvido em parceria com a chinesa Chongqing Changan Automobile, o modelo é baseado no EZ-6, lançado na China em 2024, mas com foco no mercado europeu. O objetivo da montadora japonesa é concorrer diretamente com marcas como BYD e Tesla no segmento de elétricos.
O grande destaque do Mazda 6e é sua motorização 100% elétrica, sendo o primeiro modelo a baterias da marca. A previsão é que o carro chegue ao mercado europeu ainda neste ano.
O Mazda 6e oferece duas opções de motorização elétrica, ambas com diferentes potências e capacidades de bateria. A primeira, denominada Long Range, entrega 245 cv e possui bateria de 80 kWh, proporcionando uma autonomia de até 552 km. Já a segunda opção, com motor de 258 cv, utiliza uma bateria de 68,8 kWh, com autonomia de 479 km. Os dados de autonomia foram obtidos pelo ciclo WLTP.
A Mazda afirma que o modelo pode ser recarregado de 10% a 80% em apenas 22 minutos em carregadores rápidos de 200 kW, sendo possível adicionar 235 km de autonomia em 15 minutos.
As duas versões do Mazda 6e compartilham um torque máximo de 32,6 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em menos de 8 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h para a versão menos potente e 175 km/h para a versão mais potente. A tração é traseira.
O design externo do Mazda 6e é caracterizado pela sobriedade e elegância, enquanto o interior aposta no requinte, com acabamento em couro, tela central de 14,6 polegadas, painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e um Head-Up Display com realidade aumentada de 50 polegadas. O sistema de som é fornecido pela Sony.
O porta-malas oferece capacidade para 330 litros, que pode ser expandida para até 1.074 litros com os bancos traseiros rebatidos. O preço estimado do Mazda 6e na Europa é de 43 mil euros (aproximadamente R$ 268,5 mil em conversão direta) para a versão com a bateria de menor capacidade.