A Maserati, tradicional fabricante de veículos de luxo com mais de um século de história, atravessa um período desafiador. A Stellantis, sua controladora, cancelou um investimento de 1,5 bilhão de euros que seria destinado à modernização da marca. Recentemente, a Stellantis e Factorial avançaram com baterias de estado sólido para veículos elétricos, mas esse avanço não parece ser suficiente para salvar os investimentos na Maserati.
A decisão da Stellantis impacta diretamente os planos de eletrificação da Maserati, incluindo o desenvolvimento de versões elétricas do MC20 Folgore e das novas gerações eletrificadas do Quattroporte e do Levante. A reavaliação estratégica ocorre em um momento de transição para veículos elétricos, especialmente em mercados-chave como a China. Para se ter uma ideia da concorrência no mercado de elétricos, a BYD avalia terceira fábrica na Europa em meio a tarifas da União Europeia.

Em 2024, a Maserati registrou um prejuízo de 260 milhões de euros, acompanhado de uma significativa queda nas vendas globais, que passaram de 26.600 para apenas 11.300 unidades. A ausência de novos modelos e a descontinuidade de projetos estratégicos contribuem para agravar a situação da empresa em um mercado automotivo cada vez mais competitivo. Vale lembrar que até eventos importantes estão sofrendo com a situação do mercado, como o Salão do Automóvel de Columbus 2025, que foi cancelado devido a desafios na indústria.
Doug Ostermann, diretor financeiro da Stellantis, declarou que a empresa optou por eliminar os investimentos na Maserati após uma reavaliação interna, priorizando marcas com maior potencial de retorno financeiro.
A notícia do corte de investimentos gerou críticas na Itália. Ferdinando Uliano, secretário-geral do sindicato FIM (Federazione Italiana Metalmeccanici), ressaltou que, apesar da qualidade dos veículos, a falta de direcionamento estratégico e erros de marketing contribuíram para a crise atual. Uliano alertou para a necessidade urgente de a marca se reerguer.
Diante do cenário, Santo Ficili assumiu o cargo de diretor-executivo da Maserati e da Alfa Romeo. A Stellantis também está em busca de um substituto para Carlos Tavares, que deixou o cargo de CEO no final do ano anterior. O novo líder terá a missão de definir o futuro da Maserati e das demais marcas do grupo em um contexto de recursos financeiros limitados. Para se ter uma ideia dos desafios da Maserati, um dos seus modelos, o Maserati MC20 alcança 317 km/h com sistema de inteligência artificial, mostrando que a tecnologia não é o problema.