Notícias

Maextro S800: Gigante elétrico da Huawei desafia Mercedes-Benz e Nio na China

Com impressionantes 5.480 mm de comprimento, a Huawei, em parceria com a JAC, apresenta o sedã elétrico de luxo Maextro S800

A Huawei, em parceria com a JAC, apresentou as primeiras imagens oficiais do seu sedã elétrico de luxo, o Maextro S800. Com impressionantes 5,480 mm de comprimento, o veículo se posiciona como o maior sedã elétrico da China e um dos maiores do mundo em produção.

O Maextro S800, primeiro modelo da nova marca premium, foi concebido para competir diretamente com gigantes do segmento, como o Mercedes-Benz Maybach e o Nio ET9. Para ilustrar, o ET9 mede 5.325 mm e o Maybach Classe S, 5.469 mm.

Maextro S800: Gigante elétrico da Huawei desafia Mercedes-Benz e Nio na China
Foto: Divulgação/CarnewsChina

As pré-encomendas do S800 começaram em novembro do ano passado, com um depósito de 20.000 yuan, embora o preço final ainda não tenha sido divulgado. Estima-se que o valor varie entre 1 e 1,5 milhão de yuan (aproximadamente 136 mil a 205 mil dólares).

A fábrica da Maextro, localizada em Hefei, onde fica a sede da JAC, foi finalizada em 16 de dezembro. Curiosamente, a JAC já havia fabricado veículos da Nio no mesmo local.

Em 9 de dezembro, a Maextro solicitou a licença de vendas do S800 na China, revelando detalhes sobre sua motorização. O sedã estará disponível em versões BEV (totalmente elétrica) e EREV (elétrica com extensor de autonomia).

Maextro S800: Motorização e desempenho

A versão BEV do Maextro S800 conta com três motores elétricos: um de 160 kW no eixo dianteiro e dois de 237,5 kW em cada eixo traseiro, totalizando 635 kW (852 cv) de potência combinada.

Já a versão EREV utiliza um motor 1.5 T como extensor de autonomia, com potência máxima de 115 kW. Os motores elétricos são os responsáveis por tracionar as rodas. Haverá duas configurações: com dois motores elétricos (um de 160 kW na frente e um de 230 kW atrás) e com três motores (configuração idêntica à versão BEV), alcançando um total de 750 kW (1.006 cv) com o auxílio do motor a combustão.

Maextro S800: Gigante elétrico da Huawei desafia Mercedes-Benz e Nio na China
Foto: Divulgação/CarnewsChina

Ambas as versões utilizam baterias NMC ternárias da CATL. A capacidade da bateria da versão BEV ainda não foi revelada, mas a versão EREV possui um pacote de 63,262 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 272 a 371 km (ciclo CLTC).

Dimensões e peso do Maextro S800

  • Comprimento: 5480 mm
  • Largura: 2000 mm
  • Altura: 1536 mm
  • Entre-eixos: 3370 mm

O peso em ordem de marcha da versão BEV é de 2731 kg, enquanto o da versão EREV com três motores é de 2859 kg.

Em 15 de janeiro, a Huawei divulgou um vídeo do S800 demonstrando seu sistema de carregamento autônomo, no qual um braço robótico conecta e desconecta o veículo à estação de recarga.

A Maextro é a quarta marca da Huawei sob o guarda-chuva da HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance). As outras são Stelato (fabricada pela BAIC), Aito (pela Series) e Luxeed (pela Chery). O lançamento oficial do Maextro S800 é esperado para o segundo trimestre deste ano.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.