A Lynk & Co iniciou a pré-venda do seu mais novo SUV híbrido, o Lynk & Co 900, no mercado chinês. O veículo, que mira o crescente segmento de SUVs de grande porte, foi apresentado em janeiro e já desperta grande interesse dos consumidores.
O Lynk & Co 900 está disponível em quatro versões, com preços de pré-venda que variam entre RMB 330.000 (aproximadamente US$ 45.460) e RMB 435.000. A empresa oferece benefícios por tempo limitado para clientes que reservarem o modelo de 6 lugares durante o período de pré-venda. O lançamento oficial do veículo está programado para o final de abril.

A procura pelo novo SUV parece promissora. Logo após o início da pré-venda, a Lynk & Co anunciou que o modelo já havia recebido mais de 8.200 pedidos em apenas uma hora.
O Lynk & Co 900 é o maior veículo da marca até o momento, com dimensões de 5.240 mm de comprimento, 1.999 mm de largura e 1.810 mm de altura, e uma distância entre eixos de 3.160 mm.
As duas versões de entrada são equipadas com um motor turbo de 1.5 litros, que oferece uma potência máxima de 140 kW (190 cv), combinado com dois motores elétricos, um dianteiro de 160 kW e um traseiro de 230 kW. O conjunto entrega uma potência combinada de 530 kW, permitindo que essas versões acelerem de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos.
As outras duas versões contam com um motor 2.0T com potência máxima de 187 kW (254 cv). A versão com preço inicial de RMB 385.000 possui dois motores elétricos, com 123 kW no motor dianteiro e 230 kW no motor traseiro, alcançando 0 a 100 km/h em 4.6 segundos. Já a versão mais cara possui três motores elétricos, reduzindo o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para 4.3 segundos.

O Lynk & Co 900 vem equipado de fábrica com baterias de lítio ternárias. As versões de entrada possuem baterias com capacidade de 44.85 kWh, proporcionando uma autonomia de 220 km no ciclo CLTC. As outras duas versões utilizam a bateria Freevoy de 52.38 kWh da CATL, que oferece autonomias de 280 km e 268 km, respectivamente, também no ciclo CLTC. Vale lembrar que outras marcas como a Onvo, sub-marca da Nio, também buscam lucratividade em 2025.
A CATL lançou a bateria Freevoy em outubro de 2024, destacando o uso de tecnologia de bateria de íons de sódio, que aprimora o desempenho em baixas temperaturas. Quando totalmente carregado, o Lynk & Co 900 tem uma autonomia combinada de até 1.443 km. O modelo inclui um sensor LiDAR no teto e utiliza o chip de condução inteligente Nvidia Thor.
O SUV está equipado com a solução de condução inteligente Zeekr G-Pilot H7, que suporta a função City NOA (Navigate on Autopilot) sem depender de mapas de alta definição. Falando em Zeekr, o Zeekr 9X promete alto desempenho e tecnologia avançada.
O sistema de infoentretenimento do Lynk & Co 900 é alimentado por dois chips Qualcomm 8295, e a tela central possui resolução 6K.

A Lynk & Co, fundada em 2017, é uma joint venture entre a Geely Auto e a Volvo Cars. Em novembro do ano passado, a Zeekr anunciou uma série de transações que lhe dariam uma participação de 51% na Lynk & Co. As transações foram concluídas em fevereiro deste ano.
Espera-se que o Lynk & Co 900 concorra com modelos como o Aito M9, o Li L9 da Li Auto e o Denza N9 no segmento de SUVs de grande porte, que se mostra cada vez mais competitivo. A sub-marca Onvo da Nio também está mirando este mercado com o lançamento do Onvo L90, previsto para o terceiro trimestre. É importante notar que BYD alcança lucro líquido recorde no 4º trimestre impulsionado pelas vendas de NEVs, mostrando a força do mercado chinês.