Notícias

Lynk & Co 900 supera testes de segurança rigorosos na China

Com lançamento previsto para março de 2025, o Lynk & Co 900, um SUV de seis lugares projetado para famílias, teve seu desempenho em segurança testado e aprovado em testes de colisão

O Lynk & Co 900, SUV de seis lugares projetado para famílias, teve seu desempenho em segurança testado e aprovado em testes de colisão transmitidos pela CCTV, a maior emissora estatal da China. O lançamento do veículo está previsto para março de 2025.

O teste incluiu duas etapas: uma colisão traseira e uma colisão lateral na área da terceira fileira de assentos, local onde crianças são frequentemente acomodadas.

Lynk & Co 900 supera testes de segurança rigorosos na China
Crédito da imagem: Lynk & Co 900

Testes de colisão exaustivos

No primeiro teste, de colisão traseira, o Lynk & Co 900 foi submetido a um impacto de 100 km/h, superando o padrão de 80 km/h do C-NCAP (China New Car Assessment Program). A energia da colisão foi 1,56 vezes maior do que o limite legalmente exigido.

No segundo teste, de impacto lateral na terceira fileira, o veículo também resistiu a uma colisão de 100 km/h, absorvendo quatro vezes a energia do padrão nacional C-NCAP, que é de 50 km/h.

Os resultados indicaram que a estrutura do carro se manteve íntegra, preservando o espaço de sobrevivência para os passageiros e sem risco de incêndio. A aprovação foi concedida pelo China Automotive Engineering Research Institute (CAERI).

A arquitetura Spa Evo, desenvolvida em parceria pela Lynk & Co e Volvo (marca conhecida por seus recursos de segurança e atualmente pertencente à Geely, controladora da Lynk & Co), foi um fator crucial para o bom desempenho nos testes.

Preocupação com a segurança da terceira fileira

As estatísticas oficiais de acidentes de carro na China apontam que a taxa de mortalidade de passageiros na terceira fileira chega a 34%, um número 5,7 vezes maior que a média. Além disso, as taxas de ferimentos graves ultrapassam 62%, o que torna a segurança na terceira fileira uma preocupação em colisões traseiras e laterais.

Lynk & Co 900 supera testes de segurança rigorosos na China
Crédito da imagem: Lynk & Co 900

Com o fim da política de filho único na China, o número de famílias com múltiplos filhos tem crescido, aumentando a demanda por veículos de seis lugares e a preocupação com a segurança dos passageiros. Modelos como o Lynk & Co 900 buscam atender essa demanda crescente, assim como a BYD expande frota marítima com lançamento do BYD Changsha para atender ao mercado.

Lynk & Co 900: Detalhes Adicionais

O Lynk & Co 900 é o SUV topo de linha da marca, equipado com um sistema de propulsão híbrido plug-in. O modelo foi apresentado na China em janeiro de 2025 e tem até 630 kW (845 cv) de potência. Marcas como a Tesla eleva preço do Model Y Long Range na China, também estão atentas ao mercado chinês.

Além disso, é o primeiro veículo produzido em massa com o chip Nvidia Drive Thor SoC, que oferece poder de computação de 1.000 TOPS. A tecnologia automotiva avança rapidamente, e empresas como a Hesai, gigante chinesa de LiDAR, anuncia primeira fábrica no exterior para 2026, mostram o investimento em inovações.

Vale lembrar que a Lynk & Co era uma joint venture entre a Geely e a Volvo. Em 2025, a Zeekr Technology, também pertencente à Geely, adquiriu a participação da Volvo, encerrando a parceria formal entre as marcas.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.