Notícias
Tendência

Lynk & Co 900 estreia com chip Nvidia Thor na China

Prometendo agitar o mercado chinês, a Lynk & Co prepara o lançamento do Lynk & Co 900, um crossover híbrido plug-in (PHEV)

A Lynk & Co, marca que iniciou como uma joint venture entre Geely e Volvo em 2017, prepara o lançamento do Lynk & Co 900, um crossover híbrido plug-in (PHEV) que promete agitar o mercado automotivo chinês. A Geely, através de sua subsidiária Zeekr Technology, se tornou a acionista majoritária da Lynk & Co, marcando um distanciamento da Volvo do projeto.

O Lynk & Co 900 será o décimo modelo na linha da marca e o primeiro veículo de produção em massa a integrar o chip Nvidia Drive Thor. Este processador de última geração oferece um poder computacional de 1.000 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo), superando em quatro vezes a capacidade do chip Nvidia Orin, amplamente utilizado atualmente.

Lynk & Co 900 estreia com chip Nvidia Thor na China
Foto: Divulgação/Lynk & Co

Andy An, CEO da Zeekr Technology, confirmou que o Lynk & Co 900 chegará ao mercado chinês no segundo trimestre deste ano. O modelo será o pioneiro a utilizar o sistema Nvidia Drive Thor, um computador centralizado que integra sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e inteligência artificial (IA) para o cockpit.

O sistema suporta recursos de IA generativa. É interessante notar que outras montadoras chinesas também estão inovando no setor, como a Honda S7 elétrico com software Huawei que chega ao mercado chinês.

Em comparação, a geração anterior de chips Nvidia, o Orin, oferece um poder computacional de 254 TOPS. O Nvidia Thor, portanto, representa um avanço significativo em termos de capacidade de processamento.

O Lynk & Co 900 adota o sistema de assistência ao motorista Haohan, desenvolvido pela Zeekr. A principal funcionalidade é o Navigation Zeekr Pilot (NZP), um sistema de navegação autônoma que opera em qualquer ponto geográfico da China, sem depender de mapas HD. Na estrada, o NZP identifica trechos congestionados e planeja rotas alternativas, além de detectar obstáculos e ajustar a velocidade e o ângulo de direção.

Lynk & Co 900 estreia com chip Nvidia Thor na China
Foto: Divulgação/Lynk & Co

Com o Nvidia Thor e o sistema ADAS Haohan, o Lynk & Co 900 visa concorrer diretamente com o sistema de assistência ao motorista Qiankun da Huawei.

Design e dimensões

O Lynk & Co 900 apresenta um design exterior inspirado no Range Rover, com linhas imponentes e detalhes modernos. Destacam-se a linha do capô elevada, maçanetas embutidas, teto flutuante e uma entrada de ar retangular no para-choque dianteiro.

Os elementos Tech Totem nas portas dianteiras integram sensores e câmeras em um único local. A dianteira do carro também possui um display interativo que pode projetar imagens e texto.

As dimensões do Lynk & Co 900 são 5240 mm de comprimento, 1999 mm de largura e 1810 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3160 mm. O SUV utiliza a arquitetura modular SPA Evo, que suporta direção nas rodas traseiras.

A suspensão integra o sistema de amortecimento contínuo CDC e suspensão pneumática de câmara dupla. Outras montadoras como a BMW também apostam em modelos alongados para atender ao mercado chinês, como a BMW X3 que ganha versão alongada exclusiva para o mercado chinês.

Lynk & Co 900 estreia com chip Nvidia Thor na China
Foto: Divulgação/Lynk & Co

Interior e Tecnologia

O interior do Lynk & Co 900 apresenta duas telas de 30 polegadas com resolução 6K. Uma está localizada no console central e a outra no teto, em frente aos passageiros da segunda fileira. O console central também abriga um painel de instrumentos digital de 12,66 polegadas.

Os bancos da segunda fileira podem girar 180 graus. Outras características internas incluem um frigobar deslizante, bancos da terceira fileira ajustáveis e um volume de porta-malas de 300 kg.

Motorização

O Lynk & Co 900 oferece três opções de powertrain, todas híbridas plug-in (PHEV):

  1. Motor 1.5 litro + motor elétrico dianteiro de 160 kW + motor elétrico traseiro de 230 kW. Potência combinada de 530 kW (711 cv).
  2. Motor 2.0 litros + motor elétrico dianteiro de 123 kW + motor elétrico traseiro de 230 kW. Potência combinada de 540 kW (724 cv).
  3. Motor 2.0 litros + motor elétrico dianteiro de 123 kW + dois motores elétricos traseiros de 160 kW. Potência combinada de 630 kW (845 cv).

O Lynk & Co 900 adota duas opções de bateria NMC ternária, com capacidades de 43,3 kWh e 50 kWh. A versão com motor 1.5 litro vem de fábrica com a bateria menor, oferecendo uma autonomia elétrica de 185 km sob condições CLTC. A variante com motor 2.0 litros possui uma bateria de 50 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 220 km.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.