A Lynk & Co lança na China o 900, seu SUV topo de linha híbrido plug-in, equipado com a inovadora bateria Freevoy de 52,38 kWh da CATL. O modelo promete revolucionar o segmento com sua autonomia elétrica de 280 km (ciclo CLTC) e carregamento ultrarrápido, atingindo de 20% a 80% em apenas 17 minutos.
O 900 é o primeiro veículo da marca a adotar a bateria Freevoy, que utiliza tecnologia de íons de sódio e foi projetada para oferecer uma experiência similar à de um veículo totalmente elétrico em um híbrido plug-in. A bateria possui uma camada protetora em nanoescala e utiliza tecnologia de partículas excitadas de alta atividade no material do cátodo, permitindo controle de potência em múltiplos níveis.

Um dos grandes diferenciais da bateria Freevoy é sua capacidade de operar em temperaturas extremas, tanto no carregamento (até -30°C) quanto na descarga (até -40°C).
Além da bateria de última geração, o Lynk & Co 900 se destaca pelas suas opções de motorização:
- Versão de entrada: motor 1.5 litro a combustão combinado com dois motores elétricos, totalizando 530 kW (711 cv).
- Versão intermediária: motor 2.0 litros a combustão com dois motores elétricos, entregando 540 kW (724 cv).
- Versão topo de linha: motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros e três motores elétricos (um no eixo dianteiro e dois no traseiro), alcançando impressionantes 630 kW (845 cv). Essa configuração permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Graças à combinação do motor a combustão e do sistema híbrido, o Lynk & Co 900 oferece uma autonomia combinada de até 1.443 km. Assim como o SAIC Volkswagen Teramont Pro, esse SUV chama a atenção pela tecnologia embarcada.
Com dimensões generosas (5240/1999/1810 mm e entre-eixos de 3160 mm), o Lynk & Co 900 é construído sobre a arquitetura SPA Evo e incorpora o sistema de amortecimento contínuo CDC e suspensão pneumática de dupla câmara.
O interior do SUV impressiona com duas telas de 30 polegadas com resolução 6K, além de um painel de instrumentos digital de 12,66 polegadas. Os bancos traseiros podem girar 180 graus, proporcionando maior conforto e versatilidade aos passageiros. O Lynk & Co 900 também será o primeiro veículo de produção em massa a vir equipado com o chip Nvidia Drive Thor SoC, que oferece poder de computação de até 1.000 TOPS.

O Lynk & Co 900 chega ao mercado chinês para competir com modelos como o Denza N9 da BYD, Li Auto L9, Aito M9 e Deepal S09. Vale lembrar que, recentemente, o Xiaomi SU7 Ultra sofreu um acidente em track day, mostrando que nem sempre a tecnologia garante a segurança.