A Stellantis, gigante do setor automotivo, enfrentou um ano de 2024 desafiador, com uma queda expressiva de 70% em seu lucro líquido, totalizando 5,8 bilhões de dólares. A receita líquida também sofreu um recuo de 17%. Apesar dos números desanimadores, a empresa conseguiu reduzir seus estoques e vislumbra um 2025 mais promissor, impulsionado pelo lançamento de novos modelos Jeep, incluindo o sucessor do Cherokee.
O ano de 2024 foi marcado por altos e baixos para a Stellantis. Além da já mencionada queda nas vendas nos Estados Unidos, afetando marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Jeep e Ram (esta última com uma redução superior a 100 mil unidades), houve mudanças na liderança, com a saída de Carlos Tavares da posição de CEO. A empresa agora busca um novo CEO após queda de lucros.
O fluxo de caixa livre industrial também apresentou um resultado negativo, na ordem de 6,3 bilhões de dólares.
Entretanto, nem tudo foram notícias ruins. A Stellantis conseguiu diminuir seus estoques, com uma redução de 20% nos veículos em posse das concessionárias nos Estados Unidos, totalizando 304 mil unidades – superando a meta inicial de 330 mil.
A empresa também destacou o início da sua “transição geracional do portfólio de produtos”, com o lançamento de novos veículos baseados nas plataformas STLA Medium e STLA Large. Contudo, este processo não ocorreu sem percalços, com atrasos e descontos significativos aplicados a modelos como o Dodge Charger Daytona e o Jeep Wagoneer S. Para exemplificar, a Jeep anuncia Compass Serie S com super desconto para zerar estoque.
O CEO interino John Elkann descreveu 2024 como um “ano de contrastes marcantes”, reconhecendo que a empresa ficou “aquém do nosso potencial”. No entanto, ele se mostra otimista em relação a 2025, ano em que a Stellantis planeja lançar dez novos produtos.
Entre os lançamentos previstos, destaca-se o “substituto do Jeep Cherokee”, o que reforça os rumores de que a Jeep pretende abandonar o nome Cherokee. Outro modelo aguardado é o Jeep Recon, que inclusive foi tema de um comercial de grande repercussão durante o Super Bowl, estrelado por Harrison Ford. Espera-se que o Recon compartilhe componentes com o Wagoneer S e apresente um sistema de tração integral com dois motores, entregando até 600 hp (447 kW / 608 PS) e 836 Nm de torque.
A Stellantis também mencionou o desenvolvimento de veículos Alfa Romeo, Chrysler e Maserati baseados na plataforma STLA Large, embora os prazos para esses lançamentos ainda não estejam claros. Adicionalmente, a Jeep trabalha em modelos baseados na STLA Frame, que seriam versões com extensor de autonomia do Wagoneer e Grand Wagoneer.
Apesar da expectativa de aumento nas receitas em 2025, a Stellantis reconhece que enfrentará desafios como tarifas, regulamentações e o aumento da concorrência, este último provavelmente relacionado à crescente presença de montadoras chinesas no mercado europeu. Outras montadoras, como a Tesla, também enfrentam desafios, com vendas da Tesla sofrendo queda de 45% na Europa em janeiro de 2025.