A Onvo, submarca da Nio, voltou a ser tema de debate na China devido à listagem de seus veículos L60 com preços considerados atípicos em plataformas online. Blogueiros chineses notaram a oferta de modelos L60 com baixa quilometragem por valores abaixo do esperado, levantando questionamentos sobre a veracidade das ofertas.
Diante da repercussão, a equipe de relações públicas da Nio se manifestou, esclarecendo que a situação decorre de uma prática inadequada de alguns vendedores de carros usados. Segundo a empresa, esses vendedores estariam rotulando veículos adquiridos através do modelo BaaS (Battery as a Service) com o preço total original do veículo, induzindo o consumidor ao erro.
“Discussões recentes sobre os preços do L60 em plataformas de segunda mão requerem esclarecimentos. Alguns vendedores de carros usados rotularam incorretamente veículos comprados via modelo BaaS (¥149.900) com o ‘preço total do veículo’ original (¥206.900)”, afirmou o porta-voz da Nio.
O modelo BaaS da Nio permite que o cliente adquira o veículo sem a bateria, pagando um aluguel mensal por ela. No caso do Onvo L60, o preço inicial com o BaaS é de ¥149.900, com um custo mensal de aluguel de bateria de ¥599 ou ¥899, dependendo do pacote escolhido.
A Nio também ressalta que o L60, quando adquirido através dos canais oficiais, possui diversos subsídios, incluindo um incentivo governamental para troca de veículos antigos, que varia de ¥15.000 a ¥20.000, descontos de pré-venda por tempo limitado e reduções para modelos de exibição.
Para ilustrar a situação, a Nio forneceu o seguinte exemplo:
Em Hainan, após os subsídios, o preço inicial do L60 é de ¥127.900 (após deduzir ¥18.000 de apoio governamental e ¥4.000 de benefícios de pré-encomenda), e cai para cerca de ¥120.000 para modelos de exibição. As listagens atuais de carros usados (¥126.800–130.000) estão alinhadas ou até excedem os preços de carros novos subsidiados, o que demonstra que não há concorrência desleal no mercado secundário.
“Embora os vendedores terceirizados nessas plataformas não sejam afiliados à ONVO, incentivamos os clientes a comprar os carros em nosso aplicativo oficial para garantir acesso total a subsídios, garantias e proteções ao cliente”, completou o porta-voz.
Um vendedor chegou a declarar que os clientes precisariam fazer seus próprios pedidos e receber as entregas nos centros de entrega da Onvo. Ele afirmou que os preços mais baixos são resultado da contabilização do subsídio de troca de ¥15.000 ou do subsídio de sucateamento de carro antigo de ¥20.000.
Situações similares já foram relatadas envolvendo outras montadoras, como Li Auto (NASDAQ: LI), Tesla (NASDAQ: TSLA) e IM Motors, embora sem gerar tanta preocupação. Uma possível explicação é que alguns vendedores estariam utilizando preços artificialmente baixos para atrair tráfego para suas lojas, sem que os valores sejam realmente praticados.
Inclusive, essa prática pode afetar as vendas de veículos no varejo na China, tornando os dados menos precisos. Um outro caso interessante no mercado automotivo chinês é o SunCar que está revolucionando o setor com IA.