Uma das três limousines Cadillac Fleetwood Brougham, especialmente construídas para o transporte do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, será leiloada pela Mecum em 18 de janeiro de 2025. O veículo, que preserva suas características originais, é um exemplar raro e um pedaço da história automotiva e política americana.
O uso de carros blindados para proteção presidencial nos EUA remonta a Franklin D. Roosevelt, que foi o primeiro a utilizar um veículo à prova de balas. Curiosamente, o primeiro carro blindado de Roosevelt foi confiscado do gangster Al Capone. A tradição de usar veículos com proteção avançada continuou com outros presidentes, mas as limousines presidenciais não são acessíveis ao público em geral.
O Cadillac Fleetwood Brougham de 1996, que está indo a leilão, foi construído logo após Bill Clinton assumir a presidência. Ele possui modificações que garantem a segurança do presidente, incluindo:
- Teto 7,6 cm mais alto.
- 6,8 metros de comprimento e 4,25 metros de entre-eixos.
- Portas à prova de balas com mais de sete centímetros de espessura.
- Pneus run-flat.
- Proteção contra explosões.
- Sistemas de supressão de oxigênio e fogo a bordo.
Equipado com um motor Chevrolet V8 Big Block de 450 cv, o veículo rodou cerca de 1.000 quilômetros. O governo dos Estados Unidos investiu cerca de US$ 6 milhões na construção das três unidades dessa limousine. Diferentemente do Cadillac One, apelidado de The Beast e usado por Barack Obama e seus sucessores, a limousine de Bill Clinton não recebeu um apelido formal. O valor do lance inicial não foi divulgado pela Mecum.
O evento representa uma oportunidade única para colecionadores e entusiastas do mundo automotivo terem em suas garagens um pedaço da história presidencial americana.
Afinal, essa não é a primeira vez que uma limusine presidencial de Bill Clinton aparece à venda.