Os proprietários de veículos em São Paulo devem se atentar aos prazos e valores do licenciamento para 2025. A Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (SEFAZ-SP) divulgou o calendário de pagamentos, que tem início em julho, mas pode ser adiantado. É importante lembrar que, para licenciar o veículo, o IPVA 2025 e eventuais débitos, como multas, devem estar quitados. O seguro DPVAT não será cobrado neste ano.
O valor do licenciamento para 2025 é de R$ 167,74, representando um aumento de 4,69% em relação a 2024. Essa taxa é anual e obrigatória para a circulação dos veículos em vias públicas, independentemente do tipo. O preço do licenciamento é o mesmo para todos os veículos e o valor do IPVA 2025 é somado a este valor.
A base de cálculo do IPVA em 2025 é o valor venal do veículo, conforme a tabela Fipe Carros de setembro de 2024. As alíquotas variam de acordo com o tipo de veículo: carros de passeio pagam 4%, motocicletas, caminhonetes cabine simples, maquinário pesado, ônibus e micro-ônibus pagam 2%, veículos de locadoras 1% e caminhões pagam 1,5%. Para efetuar o pagamento do IPVA e do licenciamento, todas as dívidas como multas devem estar quitadas.
Confira o calendário de pagamento do licenciamento de 2025, que varia conforme o final da placa:
Carros, caminhonetes, SUVs, motos e similares, ônibus e micro-ônibus:
- Final 1 e 2: pagamento em julho
- Final 3 e 4: pagamento em agosto
- Final 5 e 6: pagamento em setembro
- Final 7 e 8: pagamento em outubro
- Final 9: pagamento em novembro
- Final 0: pagamento em dezembro
Caminhões e tratores:
- Final 1 e 2: pagamento em setembro
- Final 3, 4 e 5: pagamento em outubro
- Final 6, 7 e 8: pagamento em novembro
- Final 0: pagamento em dezembro