A Li Auto usará o LiDAR em todos os novos modelos este ano para trazer itens aprimorados de direção inteligente, à medida que a competição no espaço esquenta. A montadora tornará os sensores LiDAR padrão nos sistemas de direção inteligente de todos os novos modelos este ano, cobrindo as renovações de seus atuais modelos de veículos elétricos de alcance estendido (EREV) e seus novos modelos de veículos elétricos a bateria (BEV), de acordo com um relatório da mídia local 36kr hoje.
As soluções de direção inteligente atuais da Li Auto incluem AD Pro e AD Max, o primeiro para variantes mais baratas e o último para variantes mais caras. O AD Pro usa o chip Journey 5 do fabricante de chips local Horizon Robotics, com uma única potência de computação de chip de 128 TOPS.
O sistema de hardware da solução não usa nenhum LiDAR e os algoritmos de direção inteligente são fornecidos pelo fornecedor QCraft. Ele suporta apenas funções de direção assistida por piloto em rodovias.
O AD Max utiliza 2 chips Nvidia Orin X para uma potência de computação total de 508 TOPS. A solução é equipada com sensores de alto desempenho, incluindo um AT128 LiDAR fornecido pela Hesai Technology, e os algoritmos são desenvolvidos internamente pela Li Auto.
Além da função de direção assistida por piloto em rodovias, a solução AD Max também suporta a função NOA (Navegar no Piloto Automático) em áreas urbanas. Nos próximos novos modelos, aqueles equipados com a solução AD Pro também serão equipados com LiDAR, de acordo com o 36kr.
Além disso, os modelos AD Pro também receberão uma atualização significativa para a plataforma de chip de direção inteligente, com alguns modelos usando 1 chip Horizon Robotics J6M e os algoritmos ainda sendo gerenciados pela QCraft, de acordo com o relatório.
O AD Pro permitirá o piloto de memória nas cidades, e a Li Auto está até planejando implementar o recurso NOA urbano na solução, disse o relatório, citando uma pessoa familiarizada com o assunto. Com o custo do LiDAR caindo rapidamente em meio a uma feroz guerra de preços no espaço de direção inteligente, isso aumentou muito a disposição das empresas de carros de usar o componente, observou o relatório.
A nova linha ATX da Hesai é normalmente cotada em torno de US$ 200, com preços ainda mais baixos com remessas maiores, citou o 36kr uma fonte da indústria. A Li Auto teve que criar estratégias para fortalecer a competitividade de seus produtos em um momento em que a competição no espaço de direção inteligente se intensificou, observou o relatório. Enquanto isso, veja sobre Flagra: Kia EV3 GT é testado no Ártico.
Em 10 de fevereiro, a BYD revelou sua estratégia de inteligência de veículos e trouxe atualizações da Smart Driving Edition para 21 modelos. A mudança da BYD fez com que tanto as empresas de carros tradicionais quanto as novas forças de fabricação de carros se sentissem ameaçadas, observou o relatório 36kr.
A Li Auto havia planejado originalmente oferecer recursos, incluindo direção assistida por piloto, piloto de memória urbana em rodovias e vias expressas urbanas apenas em sua solução AD Pro baseada na plataforma Horizon Robotics J6M.
No entanto, depois que a BYD anunciou sua estratégia mais recente, a Li Auto já está analisando adicionar o recurso NOA urbano à solução AD Pro, de acordo com o 36kr.