Notícias

Li Auto revoluciona a indústria ao tornar o sistema operacional Halo OS de veículos open source

Primeira marca a oferecer de forma abrangente um sistema operacional veicular, o Halo OS da Li Auto, que pretende se tornar o Android dos sistemas operacionais automotivos

Em um movimento inédito, a Li Auto anunciou a abertura do código-fonte de seu sistema operacional veicular, o Halo OS. O anúncio foi feito pelo fundador e CEO da empresa, Li Xiang, durante o Fórum Zhongguancun 2025 em Pequim, marcando a Li Auto como a primeira montadora global a disponibilizar seu sistema operacional de veículos de forma abrangente para toda a indústria.

“Estamos dispostos a impulsionar os sistemas operacionais de veículos a novos patamares de desempenho por meio do código aberto”, afirmou Li Xiang em sua apresentação. “O código aberto não se trata apenas de fornecer aos desenvolvedores em todo o mundo uma nova plataforma técnica e ferramentas de desenvolvimento – trata-se de abrir nosso sistema de valores. Por trás do código aberto está nossa confiança em nossa tecnologia e na capacidade da humanidade de construir uma ‘comunidade de inovação’. Entendemos que sistemas fechados só podem amplificar coeficientes, mas o código aberto pode amplificar a base.”

Li Auto revoluciona a indústria ao tornar o sistema operacional Halo OS de veículos open source
Crédito da imagem: Li Auto

O projeto Halo OS teve início em 2021, como uma resposta direta à escassez global de chips e aos desafios de adaptar sistemas de código fechado a novos hardwares. A Li Auto investiu mais de um bilhão de yuans (138 milhões de dólares) e mobilizou uma equipe de desenvolvimento de 200 pessoas para criar o sistema, que entrou em produção em veículos em 2024.

Segundo a Li Auto, o Halo OS supera significativamente os sistemas AUTOSAR de código fechado líderes do setor em métricas cruciais, incluindo desempenho central, segurança, custo-eficiência, adaptabilidade e flexibilidade.

Através de um design arquitetônico inovador entre sistemas, o Halo OS otimiza toda a cadeia de “percepção-decisão-execução”, dobrando a velocidade de resposta e melhorando a estabilidade da resposta em um fator de cinco em comparação com os sistemas AUTOSAR.

Li Auto revoluciona a indústria ao tornar o sistema operacional Halo OS de veículos open source
Crédito da imagem: Li Auto

Essas vantagens de desempenho se traduzem em benefícios tangíveis de segurança, como a redução das distâncias de parada da frenagem automática de emergência (AEB) em sete metros a velocidades de 120 km/h em rodovias. O sistema também aprimora o sistema de suspensão a ar da Li Auto, melhorando a precisão do controle da postura da carroceria em 73% através da coordenação inteligente entre câmeras, unidades de processamento central e o sistema de suspensão.

Em relação à compatibilidade de hardware, o Halo OS reduz drasticamente o tempo necessário para se adaptar a novos chipsets. Enquanto os sistemas de código fechado normalmente exigem de 3 a 6 meses para se ajustar a novos chips, o Halo OS pode concluir a adaptação e verificação de chips em quatro semanas. O sistema suporta todas as arquiteturas de chips automotivos, incluindo Infineon e Nvidia, e chips chineses emergentes da Horizon Robotics e SemiDrive. A Li Auto apresenta arquitetura MindVLA visando condução autônoma nível 4.

“Atualmente, não existe um sistema operacional orientado a veículos no ecossistema de código aberto que abranja os domínios horizontais de cockpit, direção inteligente e chassi, bem como as camadas verticais de aplicativos, sistemas e hardware”, explicou Huang Zhen, líder de arquitetura de sistema operacional de veículos da Li Auto. “As barreiras técnicas são extremamente altas.”

Li Auto revoluciona a indústria ao tornar o sistema operacional Halo OS de veículos open source
Crédito da imagem: Li Auto

A iniciativa da Li Auto surge à medida que a empresa acelera seu desenvolvimento de IA. Recentemente, lançou modelos de linguagem de visão end-to-end para direção inteligente e planeja lançar sua arquitetura autônoma de direção de próxima geração, o modelo grande de robô MindVLA, ainda este ano.

O Halo OS foi projetado para servir como base técnica para esses aplicativos avançados de IA, abordando efetivamente o conflito central entre as demandas e a oferta de poder de computação. Inclusive, a empresa já atinge marca de 10.000 supercarregadores instalados.

A empresa planeja lançar gradualmente o Halo OS para a comunidade de código aberto no final de abril. Seus componentes principais incluem o sistema operacional de controle de veículos, o sistema operacional de direção inteligente, o middleware de comunicação e a plataforma de virtualização.

A Li Auto estima que a abertura do código-fonte dessas tecnologias pode ajudar a indústria automotiva a economizar de 10 a 20 bilhões de yuans (US$ 1,4 a 2,8 bilhões) anualmente em recursos redundantes de pesquisa e desenvolvimento.

Ao tornar o Halo OS de código aberto, a Li Auto pretende quebrar as barreiras técnicas de “caixa preta” dos sistemas fechados e reconstruir o cenário de monopólio tecnológico atualmente dominado por fornecedores internacionais.

A visão da empresa é paralela a como o Android transformou a indústria de telefonia móvel, criando uma plataforma universal que acelerou a inovação e reduziu os custos em todo o ecossistema. Veja também sobre a Li Auto que inicia pré-venda do novo Mega MPV no mercado chinês.

À medida que os veículos se tornam cada vez mais definidos por software, a ousada iniciativa da Li Auto posiciona a montadora chinesa na vanguarda do desenvolvimento de sistemas operacionais automotivos. Isso potencialmente cria um “Android de carros” que poderia se tornar a base para veículos inteligentes em todo o mundo na era da IA que se aproxima.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.