Em um movimento inédito, a Li Auto anunciou a abertura do código-fonte de seu sistema operacional veicular, o Halo OS. O anúncio foi feito pelo fundador e CEO da empresa, Li Xiang, durante o Fórum Zhongguancun 2025 em Pequim, marcando a Li Auto como a primeira montadora global a disponibilizar seu sistema operacional de veículos de forma abrangente para toda a indústria.
“Estamos dispostos a impulsionar os sistemas operacionais de veículos a novos patamares de desempenho por meio do código aberto”, afirmou Li Xiang em sua apresentação. “O código aberto não se trata apenas de fornecer aos desenvolvedores em todo o mundo uma nova plataforma técnica e ferramentas de desenvolvimento – trata-se de abrir nosso sistema de valores. Por trás do código aberto está nossa confiança em nossa tecnologia e na capacidade da humanidade de construir uma ‘comunidade de inovação’. Entendemos que sistemas fechados só podem amplificar coeficientes, mas o código aberto pode amplificar a base.”

O projeto Halo OS teve início em 2021, como uma resposta direta à escassez global de chips e aos desafios de adaptar sistemas de código fechado a novos hardwares. A Li Auto investiu mais de um bilhão de yuans (138 milhões de dólares) e mobilizou uma equipe de desenvolvimento de 200 pessoas para criar o sistema, que entrou em produção em veículos em 2024.
Segundo a Li Auto, o Halo OS supera significativamente os sistemas AUTOSAR de código fechado líderes do setor em métricas cruciais, incluindo desempenho central, segurança, custo-eficiência, adaptabilidade e flexibilidade.
Através de um design arquitetônico inovador entre sistemas, o Halo OS otimiza toda a cadeia de “percepção-decisão-execução”, dobrando a velocidade de resposta e melhorando a estabilidade da resposta em um fator de cinco em comparação com os sistemas AUTOSAR.
Essas vantagens de desempenho se traduzem em benefícios tangíveis de segurança, como a redução das distâncias de parada da frenagem automática de emergência (AEB) em sete metros a velocidades de 120 km/h em rodovias. O sistema também aprimora o sistema de suspensão a ar da Li Auto, melhorando a precisão do controle da postura da carroceria em 73% através da coordenação inteligente entre câmeras, unidades de processamento central e o sistema de suspensão.
Em relação à compatibilidade de hardware, o Halo OS reduz drasticamente o tempo necessário para se adaptar a novos chipsets. Enquanto os sistemas de código fechado normalmente exigem de 3 a 6 meses para se ajustar a novos chips, o Halo OS pode concluir a adaptação e verificação de chips em quatro semanas. O sistema suporta todas as arquiteturas de chips automotivos, incluindo Infineon e Nvidia, e chips chineses emergentes da Horizon Robotics e SemiDrive. A Li Auto apresenta arquitetura MindVLA visando condução autônoma nível 4.
“Atualmente, não existe um sistema operacional orientado a veículos no ecossistema de código aberto que abranja os domínios horizontais de cockpit, direção inteligente e chassi, bem como as camadas verticais de aplicativos, sistemas e hardware”, explicou Huang Zhen, líder de arquitetura de sistema operacional de veículos da Li Auto. “As barreiras técnicas são extremamente altas.”
A iniciativa da Li Auto surge à medida que a empresa acelera seu desenvolvimento de IA. Recentemente, lançou modelos de linguagem de visão end-to-end para direção inteligente e planeja lançar sua arquitetura autônoma de direção de próxima geração, o modelo grande de robô MindVLA, ainda este ano.
O Halo OS foi projetado para servir como base técnica para esses aplicativos avançados de IA, abordando efetivamente o conflito central entre as demandas e a oferta de poder de computação. Inclusive, a empresa já atinge marca de 10.000 supercarregadores instalados.
A empresa planeja lançar gradualmente o Halo OS para a comunidade de código aberto no final de abril. Seus componentes principais incluem o sistema operacional de controle de veículos, o sistema operacional de direção inteligente, o middleware de comunicação e a plataforma de virtualização.
A Li Auto estima que a abertura do código-fonte dessas tecnologias pode ajudar a indústria automotiva a economizar de 10 a 20 bilhões de yuans (US$ 1,4 a 2,8 bilhões) anualmente em recursos redundantes de pesquisa e desenvolvimento.
Ao tornar o Halo OS de código aberto, a Li Auto pretende quebrar as barreiras técnicas de “caixa preta” dos sistemas fechados e reconstruir o cenário de monopólio tecnológico atualmente dominado por fornecedores internacionais.
A visão da empresa é paralela a como o Android transformou a indústria de telefonia móvel, criando uma plataforma universal que acelerou a inovação e reduziu os custos em todo o ecossistema. Veja também sobre a Li Auto que inicia pré-venda do novo Mega MPV no mercado chinês.
À medida que os veículos se tornam cada vez mais definidos por software, a ousada iniciativa da Li Auto posiciona a montadora chinesa na vanguarda do desenvolvimento de sistemas operacionais automotivos. Isso potencialmente cria um “Android de carros” que poderia se tornar a base para veículos inteligentes em todo o mundo na era da IA que se aproxima.