A montadora de veículos elétricos premium Li Auto está reestruturando sua gestão após o feriado do Ano Novo Chinês de 2025, em um esforço para direcionar os recursos da empresa para tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
O fundador e CEO, Li Xiang, transferiu o presidente Ma Donghui para um novo cargo como Chefe de Estratégia de Carros Inteligentes. Essa mudança ocorre em um momento em que cresce a busca por carregadores para carros elétricos.
O objetivo da empresa é se tornar líder no segmento de IA até 2030. “Estamos comprometidos em inovar e liderar o futuro da mobilidade inteligente”, afirmou Li Xiang em comunicado interno. A Li Auto, inclusive, já tem planos para lançar novos modelos, como o Li Auto i8 confirmado para 2025 com tecnologia SiC e carregamento 5C.
A principal ideia por trás da reestruturação da Li Auto é que seus líderes acreditam que o setor automotivo já atingiu um nível de maturidade, com seus veículos elétricos (BEVs) já bem estabelecidos. Por isso, a empresa agora precisa redirecionar seus esforços para focar mais em inteligência artificial (IA), conforme uma fonte próxima ao assunto.
Em 2022, diante da forte concorrência da Aito, que tem apoio da Huawei, a Li Auto criou um “comitê conjunto de produção, fornecimento e vendas”. Esse movimento fez parte de uma reorganização da empresa, que passou a adotar uma estrutura matricial.
A ideia era justamente dar mais ênfase à integração de IA nos carros, uma vez que, para a Li, os veículos são a maior aplicação de IA no mundo físico. No entanto, a montadora não pode deixar de fabricar carros enquanto busca avançar no desenvolvimento dessa tecnologia.
Há cerca de dois anos, em uma carta interna de janeiro de 2023, a Li Auto afirmou que sua meta é se tornar líder global em inteligência artificial até 2030.