A Li Auto (NASDAQ: LI) deu início à produção em massa de módulos equipados com chips de potência de carboneto de silício (SiC) desenvolvidos internamente. O objetivo é equipar os novos modelos de veículos elétricos a bateria (BEV) que serão lançados ainda este ano.
A empresa anunciou através do Weibo que os chips SiC, desenvolvidos internamente, já começaram a ser instalados. Os módulos de potência SiC e os conjuntos de propulsão elétrica de última geração, também desenvolvidos e produzidos pela Li Auto, estão sendo fabricados em larga escala nas bases de produção de semicondutores de Suzhou e de propulsão elétrica de Changzhou, respectivamente.

Segundo a Li Auto, essas três tecnologias principais serão integradas aos seus novos modelos BEV, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e um design mais compacto. Espera-se, também, um desempenho energético mais eficiente e uma potência de saída mais robusta.
Zhang Xiao, chefe da linha de produtos da empresa, informou no Weibo que a Li Auto produzirá os novos modelos BEV em sua fábrica em Changzhou, província de Jiangsu, estando pronta para a produção em massa ainda este ano.
A construção do centro de P&D e produção de chips SiC da Li Auto começou em agosto de 2022, com previsão de início da produção em 2024. A base de produção foi construída pela Suzhou Sike Semiconductor, uma joint venture entre a Li Auto e a Hunan Sanan Semiconductor, empresa líder nacional no setor de semicondutores.
Em agosto de 2022, Shen Yannan, então cofundador e presidente da Li Auto (que deixou a empresa em dezembro de 2022), declarou que “o desenvolvimento e a produção interna de módulos de potência automotivos SiC de terceira geração ajudarão a estabelecer a liderança tecnológica e de produto da Li Auto, garantindo, ao mesmo tempo, a disponibilidade da produção em massa”.
Atualmente, a Li Auto comercializa cinco modelos: Li L6, Li L7, Li L8, Li L9 e Li Mega. A série L é composta por SUVs de alcance estendido, enquanto o Mega é um modelo MPV (veículo multiuso) totalmente elétrico.
A empresa originalmente planejava lançar três SUVs totalmente elétricos no segundo semestre de 2024, mas adiou os planos para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciado em uma teleconferência de resultados em maio. Segundo a empresa, o momento ideal para lançar os produtos totalmente elétricos da Li Auto será quando seus próprios super carregadores atingirem um nível semelhante aos super carregadores da Tesla (NASDAQ: TSLA) na China.
Até o momento, a Li Auto possui 1.853 estações de super carregamento na China, de acordo com dados compilados pela CnEVPost. A Tesla, por sua vez, possui mais de 2.000 estações de super carregamento no país, oferecendo mais de 11.000 super carregadores, segundo dados divulgados no início deste mês.