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Li Auto inicia produção em massa de módulos SiC desenvolvidos internamente para novos veículos elétricos

Com o objetivo de equipar os novos modelos de veículos elétricos, a Li Auto deu início à produção em massa de módulos com chips de potência de carboneto de silício (SiC)

A Li Auto (NASDAQ: LI) deu início à produção em massa de módulos equipados com chips de potência de carboneto de silício (SiC) desenvolvidos internamente. O objetivo é equipar os novos modelos de veículos elétricos a bateria (BEV) que serão lançados ainda este ano.

A empresa anunciou através do Weibo que os chips SiC, desenvolvidos internamente, já começaram a ser instalados. Os módulos de potência SiC e os conjuntos de propulsão elétrica de última geração, também desenvolvidos e produzidos pela Li Auto, estão sendo fabricados em larga escala nas bases de produção de semicondutores de Suzhou e de propulsão elétrica de Changzhou, respectivamente.

Com o objetivo de equipar os novos modelos de veículos elétricos, a Li Auto deu início à produção em massa de módulos com chips de potência de carboneto de silício (SiC)
Foto: Divulgação/Li Auto

Segundo a Li Auto, essas três tecnologias principais serão integradas aos seus novos modelos BEV, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e um design mais compacto. Espera-se, também, um desempenho energético mais eficiente e uma potência de saída mais robusta.

Zhang Xiao, chefe da linha de produtos da empresa, informou no Weibo que a Li Auto produzirá os novos modelos BEV em sua fábrica em Changzhou, província de Jiangsu, estando pronta para a produção em massa ainda este ano.

A construção do centro de P&D e produção de chips SiC da Li Auto começou em agosto de 2022, com previsão de início da produção em 2024. A base de produção foi construída pela Suzhou Sike Semiconductor, uma joint venture entre a Li Auto e a Hunan Sanan Semiconductor, empresa líder nacional no setor de semicondutores.

Em agosto de 2022, Shen Yannan, então cofundador e presidente da Li Auto (que deixou a empresa em dezembro de 2022), declarou que “o desenvolvimento e a produção interna de módulos de potência automotivos SiC de terceira geração ajudarão a estabelecer a liderança tecnológica e de produto da Li Auto, garantindo, ao mesmo tempo, a disponibilidade da produção em massa”.

Atualmente, a Li Auto comercializa cinco modelos: Li L6, Li L7, Li L8, Li L9 e Li Mega. A série L é composta por SUVs de alcance estendido, enquanto o Mega é um modelo MPV (veículo multiuso) totalmente elétrico.

A empresa originalmente planejava lançar três SUVs totalmente elétricos no segundo semestre de 2024, mas adiou os planos para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciado em uma teleconferência de resultados em maio. Segundo a empresa, o momento ideal para lançar os produtos totalmente elétricos da Li Auto será quando seus próprios super carregadores atingirem um nível semelhante aos super carregadores da Tesla (NASDAQ: TSLA) na China.

Até o momento, a Li Auto possui 1.853 estações de super carregamento na China, de acordo com dados compilados pela CnEVPost. A Tesla, por sua vez, possui mais de 2.000 estações de super carregamento no país, oferecendo mais de 11.000 super carregadores, segundo dados divulgados no início deste mês.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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