A Li Auto está se preparando para lançar seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Li i8, intensificando a competição no setor de veículos elétricos a bateria (BEV) na China e testando a capacidade da empresa de replicar seu sucesso anterior neste segmento.
A empresa anunciou em suas plataformas de mídia social que seu primeiro SUV totalmente elétrico será o Li i8. A revelação do Li i8 impulsionou o otimismo dos investidores, com as ações da Li Auto negociadas em Hong Kong subindo 11% no momento desta publicação.

A Li Auto compartilhou duas imagens que mostram o Li i8 ao lado do Li L9 e do Li Mega, exibindo suas partes dianteira e traseira. A série i será composta por SUVs totalmente elétricos da Li Auto e formará a matriz de modelos da Li Auto com a série L e o Li Mega.
A Li Auto é uma das principais fabricantes de veículos elétricos de alcance estendido (EREV) na China e atualmente vende principalmente veículos elétricos de alcance estendido (EREV) da série L, incluindo o Li L6, Li L7, Li L8 e Li L9, todos SUVs.
Em 1º de março de 2024, o MPV (Multi-Purpose Vehicle) Li Mega foi lançado, o primeiro modelo BEV da Li Auto. A empresa havia planejado lançar mais BEVs no segundo semestre de 2024, mas anunciou em uma teleconferência de resultados em maio que estava adiando esse plano até o primeiro semestre de 2025.
O atraso foi em grande parte devido ao desempenho do Li Mega, que ficou muito aquém das expectativas da administração da Li Auto e impactou negativamente as vendas dos modelos da série L. Um executivo da Li Auto havia dito nos primeiros dias após o lançamento do Li Mega que o BEV desafiaria as vendas de 8.000 unidades por mês.
No entanto, com exceção das entregas de mais de 3.000 no mês de seu lançamento, as entregas mensais do Li Mega desde então têm sido amplamente inferiores a 1.000 unidades, contribuindo com cerca de 2% para as entregas mensais totais da Li Auto, de acordo com dados compilados pelo site CnEVPost.
O fundador, presidente e CEO da Li Auto, Li Xiang, divulgou uma carta interna no final de março de 2024 dizendo que a empresa havia tratado erroneamente o período de validação comercial como um período de rápido crescimento com o Li Mega, e que esse erro de cálculo estratégico foi essencialmente a causa dos problemas do modelo.

Durante a teleconferência de resultados em maio, a administração da Li Auto disse que a empresa não lançaria mais SUVs totalmente elétricos durante 2024; eles seriam lançados no primeiro semestre de 2025.
A empresa disse que planejava lançar três modelos de SUV totalmente elétricos no segundo semestre de 2025. Um número suficiente de super carregadores auto operados é necessário para vender SUVs totalmente elétricos nesta fase, disse a administração da Li Auto em maio passado.
O momento certo para a Li Auto trazer seus produtos totalmente elétricos para o mercado será quando atingir um número de super carregadores auto operados semelhante ao da Tesla China, disse a empresa na época. Inclusive, a Tesla prepara atualização FSD-Lite para carros na China.
A empresa aumentou significativamente a construção de suas próprias instalações de carregamento no ano passado e, até o momento, possui 1.862 estações de super carregamento, de acordo com dados compilados pela CnEVPost.
Em 2025, a Li Auto espera ter mais de 5.000 estações de super carregamento, cobrindo 90% das principais rotas rodoviárias e 90% das áreas urbanas centrais em cidades de nível 4 e mais desenvolvidas, disse a empresa.
A Li Auto desfrutou de rápido crescimento nos últimos dois anos, em grande parte porque sua aposta em EREVs provou ser a certa.
Em 2024, a Li Auto entregou 500.508 veículos, o maior número entre as principais novas forças fabricantes de automóveis. Assim como a BYD Atto 3 chega às concessionárias na China com novo sistema de condução autônoma.
No espaço BEV, a Li Auto ainda tem que provar que pode replicar seus sucessos anteriores, pois começará a enfrentar os desafios enfrentados por outros pares, incluindo ansiedade de autonomia e altos preços de bateria. Aliás, vale lembrar que a fabricante de baterias CALB projeta dobrar o lucro líquido.
No entanto, o anúncio do Li i8 já despertou otimismo entre os investidores.
Até o momento desta publicação, as ações da Li Auto negociadas em Hong Kong subiram cerca de 11%, para HK$ 118,1, elevando seu ganho no acumulado do ano para 24%.