A Li Auto, montadora chinesa de veículos elétricos, revelou planos para atualizar seus modelos existentes em maio, focando em melhorias significativas no hardware de direção autônoma. A empresa implementará o chip Nvidia Thor-U e integrará sensores LiDAR em todas as versões, inclusive nas mais acessíveis. Isso é semelhante ao que a Xiaomi SU7 também está implementando em seus veículos.
Segundo Liu Jie, vice-presidente da Li Auto, as atualizações de 2025 não abrangerão mudanças estéticas ou de bateria nos modelos da série L e no Li Mega. O foco será na otimização da tecnologia de condução inteligente. A Li Auto, assim como a BYD, está investindo pesado em tecnologia.
As principais mudanças incluem:
- Chipset de Condução Inteligente: Substituição dos dois chips Nvidia Orin-X por um único chip Thor-U na solução AD Max.
- LiDAR em Todas as Versões: A solução AD Pro, que atualmente utiliza o chip Horizon Robotics Journey 5, passará a incorporar o chip J6M e sensores LiDAR, equiparando-se ao AD Max em termos de segurança ativa. A Li Auto busca se destacar no mercado competitivo.
Liu Jie explicou que os sistemas AD Max, equipados com os dois chips Orin-X, oferecem funcionalidades avançadas de assistência ao condutor e NOA (Navigate on Autopilot) em diversos cenários. A atualização para o Thor-U permitirá a execução das soluções end-to-end + VLM (Visual Language Models) e suportará o modelo VLA (Vision Language Action), com lançamento previsto ainda este ano.
Os sistemas AD Pro, tanto com o chip J5 quanto com o J6M, proporcionarão assistência avançada ao condutor e NOA em rodovias, com atualizações contínuas via OTA (Over-The-Air).
A Li Auto também informou que os incentivos de compra para a Série L e o Li Mega, como financiamento com taxa zero e subsídios em dinheiro, serão reduzidos quando os modelos atualizados forem lançados em maio.
A empresa divulgará seus resultados financeiros não auditados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2024 em 14 de março. Assim como a indústria de lítio na China, a Li Auto busca um crescimento constante. Vale a pena comparar com a Tesla e suas estratégias.