A Hesai Group, principal fabricante de sensores LiDAR na China, recebeu um novo pedido da Leapmotor, reforçando ainda mais sua presença no mercado. As duas empresas firmaram o acordo no dia 7 de abril, na sede da Leapmotor, em Hangzhou, na província de Zhejiang, marcando mais um passo na parceria estratégica entre elas, segundo comunicado da própria Hesai.
Pelo acordo, a Leapmotor vai comprar 200 mil unidades do sensor LiDAR modelo ATX, que serão usados em vários carros da marca a partir de 2025. A Hesai será a fornecedora exclusiva de LiDARs para a Leapmotor — e também já fornece para a Li Auto.

O modelo ATX começou a ser entregue no primeiro trimestre deste ano. Ele é baseado na plataforma AT da Hesai e usa a quarta geração da arquitetura de chips da empresa. Desde o lançamento, o ATX tem despertado interesse de 11 montadoras, tanto da China quanto de outros países, graças às suas qualidades como tamanho compacto, longo alcance e amplo campo de visão.
A Hesai e a Leapmotor firmaram uma parceria estratégica em março do ano passado, e o primeiro modelo equipado com o LiDAR da Hesai, o Leapmotor C10, foi colocado à venda em 2 de março de 2024. Inclusive, o Leapmotor C10 REEV chega às concessionárias europeias em abril com preço competitivo. O Leapmotor C10 introduziu o LiDAR no mercado de consumo de massa na classe de RMB 160.000 (US$ 21.80).
No início do mês passado, a Leapmotor iniciou a pré-venda do SUV B10, o primeiro modelo de sua série B, com lançamento oficial previsto para abril. O B10 recebeu 31.688 pré-encomendas nas 48 horas após o início da pré-venda, e as duas variantes equipadas com LiDAR são as mais populares.
Ambas as variantes apresentam um ATX LiDAR fornecido pela Hesai, e a Leapmotor afirmou que o B10 foi o primeiro na indústria de veículos elétricos a apresentar LiDAR em um produto com preço tão baixo quanto RMB 130.000, resultando em capacidades de direção mais poderosas e inteligentes.
A variante do B10 equipada com LiDAR foi bem recebida, e mais modelos da Leapmotor continuarão a aproveitar essa vantagem no futuro, disse o fundador, presidente e CEO da montadora de veículos elétricos, Zhu Jiangming, de acordo com o comunicado da Hesai.
A Li Auto atualizará seus modelos atuais em maio, focando em atualizações de hardware de direção inteligente, incluindo a padronização do LiDAR em toda a sua linha. Os modelos SUV da Leapmotor estão disponíveis em variantes de veículo elétrico a bateria (BEV) e EREV e têm preços muito mais baixos do que os da Li Auto em geral, permitindo que sejam vistos como versões acessíveis dos carros da Li Auto.
A mais recente parceria com a Hesai deverá fortalecer ainda mais essa percepção da Leapmotor entre seus potenciais compradores. Além disso, a BYD prevê aumento de até 118,88% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2025, o que indica um mercado aquecido para carros elétricos e tecnologias associadas.
As entregas de LiDAR da Hesai totalizaram 501.900 unidades em 2024, um aumento de 126% ano a ano, de acordo com seu relatório de resultados divulgado no mês passado. A empresa previu embarques de LiDAR de 1,2 milhão a 1,5 milhão de unidades em 2025, um aumento de 139% a 200% ano a ano. Desses, o ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) LiDAR representará mais de 80%, com embarques de LiDAR robótico previstos em 200.000 unidades.