Com apoio da Stellantis, a Leapmotor lançou na China o novo crossover elétrico B10, com preços a partir de 99.800 yuan (cerca de US$ 13.580). Chamado de B10, ele tem dimensões de Jeep Compass e espera-se que chegue na Europa e em outras partes do mundo ainda em 2025.
A novidade chamou atenção por ser mais acessível que o previsto inicialmente — a pré-venda começou em março com preço de 109.800 yuan. Só na primeira hora, 15 mil pedidos foram registrados. Para quem fechar a compra até 31 de maio, a marca ainda oferece bônus avaliados em até 15.600 yuan.

Voltado ao mercado global e concorrente direto do BYD Atto 3, o B10 aposta em tecnologia para se destacar. Ele é construído sobre a plataforma Leap 3.5 e conta com arquitetura elétrica de 800V, além de opções de baterias LFP de até 67,1 kWh, que garantem autonomia de até 600 km. O modelo ainda se destaca pelo carregamento rápido: de 30% a 80% em apenas 20 minutos, superando o tempo do rival da BYD.
Segundo o site CarsNewChina, a versão de entrada do Leapmotor B10 vem com um motor elétrico dianteiro de 177 cavalos de potência. Com esse conjunto, o SUV pode chegar a até 160 km/h. Já a versão topo de linha também conta com um único motor elétrico, mas mais potente: são 214 cavalos, o que permite atingir uma velocidade máxima de 170 km/h.
O visual é moderno e limpo, com frente fechada, os faróis ficam no para-choque, mas a DRL fina se une a uma barra que passa logo abaixo do capô. As lanternas, por sua vez, são conectadas.. Há sete cores disponíveis, rodas de 18 polegadas, maçanetas embutidas e sensor LiDAR no teto.
No interior, o B10 traz uma central multimídia de 14,6″ com sistema Leapmotor OS 4.0 Plus e suporte a Apple CarPlay e Huawei HiCar. O painel digital tem 8,8” e, nas versões mais completas, há bancos com ajuste elétrico, carregador por indução e sistema de som com 12 alto-falantes.
Com 4,51 m de comprimento, o B10 é um pouco maior que o Atto 3 e oferece um porta-malas de até 1.415 litros com os bancos rebatidos. O modelo será vendido em cinco versões, com potências entre 177 e 215 cv. A Leapmotor ainda planeja incluir, até o fim de 2025, o recurso de condução semiautônoma em áreas urbanas. A expectativa é que o B10 comece a chegar em breve a mercados internacionais, incluindo a Europa.
A montadora chinesa Leapmotor, que já confirmou sua chegada ao Brasil, pretende começar suas atividades ainda no primeiro semestre deste ano. Antes de iniciar as vendas, a marca está formando sua rede de concessionárias, um passo essencial para garantir suporte aos clientes. A expectativa é abrir 34 lojas nas principais cidades do país, em parceria com grupos que já trabalham com outras marcas da Stellantis.