A Leapmotor, fabricante chinesa de veículos elétricos (VE), anunciou que seu mais recente modelo, o B10, recebeu mais de 31.688 pedidos em 48 horas após o início da pré-venda em 10 de março na China. A versão 510 LiDAR Self-Driving emergiu como a variante mais popular, respondendo por 73% do total de pré-encomendas. Notavelmente, o B10 garantiu mais de 15.010 pré-encomendas somente na primeira hora, sinalizando um forte interesse do consumidor.
O B10, o sexto modelo da marca NEV apoiada pela Stellantis, é o primeiro veículo com um sensor LiDAR com preço abaixo de RMB 120.000 (aproximadamente US$ 16.600). É também o primeiro modelo construído na arquitetura Leap 3.5 da Leapmotor. O crossover compacto mede 4.515 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.655 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.735 mm.

O B10 apresenta um design elegante com duas luzes diurnas finas conectadas por uma faixa de LED na frente, um sensor LiDAR no teto, maçanetas embutidas e uma única unidade de lanterna traseira.
O sistema LiDAR, fornecido pela Hesai, aprimora os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) do veículo, suportando 26 funções, incluindo estacionamento inteligente e prevenção de obstáculos. Vale lembrar que outras montadoras também estão investindo em eletrificação, como a Toyota que acelera eletrificação na Europa com foco em SUVs.
O B10 possui uma tela sensível ao toque suspensa de 14,6 polegadas, um painel de instrumentos LCD de 8,8 polegadas e um volante em forma de D de dois raios. O console central inclui dois carregadores sem fio e pontos de ancoragem no lado do passageiro para fixar uma mesa dobrável.

A cabine inovadora utiliza o chip Qualcomm Snapdragon 8295 e um assistente de voz de IA baseado em nuvem. O B10 inclui um teto solar de 1,83 metro quadrado e 12 alto-falantes. O interior está disponível em esquemas de cores cinza e roxo.
O B10 de entrada é alimentado por um único motor elétrico com uma potência máxima de 132 kW (177 cv), acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. Uma variante mais potente oferece 160 kW (214 cv), reduzindo o tempo de aceleração para 6,8 segundos.
O B10 oferece duas opções de bateria: uma bateria LFP de 56,2 kWh para um alcance de 510 km e uma bateria de 67,1 kWh para um alcance de 600 km, ambas em condições CLTC. O veículo suporta carregamento rápido de alta tensão de 800 V, permitindo que a bateria recarregue de 30% a 80% em cerca de 20 minutos.

A Leapmotor pretende vender 40.000 unidades da série B mensalmente, superando sua série C. As entregas de fevereiro atingiram 25.287, um aumento de 285% ano a ano, com 50.457 unidades entregues em janeiro-fevereiro. A empresa tem como meta 500.000 entregas anuais em 2025. Inclusive, outras fabricantes também estão buscando aumentar sua presença no mercado de elétricos, como a BYD que adia lançamento do sedã elétrico Qin L EV com sistema de 800V.
“O B10 recebeu 31.688 pré-encomendas nas 48 horas após o início da pré-venda, com a versão menos cara equipada com LiDAR sendo a mais popular”, afirmou a Leapmotor.
A Leapmotor tem como objetivo vender de 500.000 a 600.000 veículos em 2025, de acordo com Zhu Jiangming, fundador, presidente e CEO da empresa. Assim como a Demanda pelo Xiaomi SU7 Pro que esgota estoque para 2025, o mercado de carros elétricos está aquecido.