Notícias

Latin NCAP 2024: Citroën e Renault zeram em testes de segurança

Cinco modelos das fabricantes Citroën e Renault receberam a pior avaliação possível: zero estrelas. A ausência total de estrelas indica que os ocupantes

Os resultados dos testes de segurança do Latin NCAP 2024 trouxeram resultados preocupantes para as marcas francesas Citroën e Renault. Cinco modelos dessas fabricantes receberam a pior avaliação possível: zero estrelas. A ausência total de estrelas indica que os ocupantes desses veículos podem sofrer lesões fatais em diferentes cenários de colisão simulados pelo programa.

O Latin NCAP avalia a segurança veicular em diversos aspectos, incluindo a proteção de ocupantes adultos e crianças, a proteção de pedestres e a performance dos sistemas de assistência à segurança. A metodologia do programa, mais rigorosa desde 2020, incorpora testes de impacto frontal a 64 km/h e lateral a 50 km/h, além de avaliar itens como controle eletrônico de estabilidade e frenagem autônoma de emergência.

Latin NCAP 2024: Citroën e Renault zeram em testes de segurança
Foto: Divulgação

Os modelos Citroën C3 e Aircross, por exemplo, apresentaram desempenho especialmente baixo na proteção infantil, com apenas 11% de segurança nessa categoria. Já a Renault, com os modelos Sandero, Logan e Stepway, teve a sua pontuação mais baixa na avaliação dos sistemas de assistência à segurança, recebendo zero pontos nessa área.

Os resultados detalhados para cada veículo foram:

  • Citroën C3: Proteção ocupante adulto: 33%; Proteção ocupante criança: 11%; Proteção pedestres: 50%; Sistemas de assistência à segurança: 35%.
  • Citroën Aircross: Proteção ocupante adulto: 33%; Proteção ocupante criança: 11%; Proteção pedestres: 50%; Sistemas de assistência à segurança: 35%.
  • Renault Sandero: Proteção ocupante adulto: 33%; Proteção ocupante criança: 61%; Proteção pedestres: 46%; Sistemas de assistência à segurança: 0%.
  • Renault Logan: Proteção ocupante adulto: 33%; Proteção ocupante criança: 61%; Proteção pedestres: 46%; Sistemas de assistência à segurança: 0%.
  • Renault Stepway: Proteção ocupante adulto: 33%; Proteção ocupante criança: 61%; Proteção pedestres: 46%; Sistemas de assistência à segurança: 0%.

É importante destacar que o Latin NCAP testa as versões de entrada dos veículos, buscando refletir a realidade de consumidores com menor poder aquisitivo. Uma avaliação ruim de segurança, portanto, pode afetar não só a imagem da marca, mas também as vendas, considerando a crescente conscientização dos consumidores em relação à segurança automotiva. As montadoras são notificadas previamente sobre os testes e convidadas a assisti-los e prestar esclarecimentos.

Latin NCAP 2024: Citroën e Renault zeram em testes de segurança
Foto: Divulgação

O programa Latin NCAP busca promover a segurança viária na região.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.