A Toyota confirmou que o lançamento do Yaris Cross no Brasil foi adiado para outubro de 2025. Inicialmente previsto para julho, o SUV compacto será produzido na fábrica de Sorocaba (SP) e promete ser o primeiro híbrido flex de sua categoria no país.
O modelo se destaca por sua motorização híbrida-flex inédita entre os SUVs compactos. Ele combina um motor 1.5 flex no ciclo Atkinson com um motor elétrico, entregando até 118 cv e torque de até 17 kgfm, sempre com câmbio CVT. A pequena bateria permite rodar pequenos trechos apenas no modo elétrico.
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Além da versão híbrida, o Yaris Cross também terá uma opção com motor 1.5 flex apenas a combustão, com potência semelhante e câmbio CVT com simulação de sete marchas. O consumo promete bons números: entre 18 km/l e 30 km/l com gasolina, dependendo da configuração.
O SUV virá bem equipado, especialmente na versão híbrida topo de linha. Entre os destaques estão central multimídia de 10,1”, painel digital, chave presencial, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, faróis full-LED e bancos em couro.
No pacote de segurança, são esperados seis airbags, sensores de estacionamento e recursos do pacote Toyota Safety Sense, como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e de mudança de faixa. Versões mais completas devem reunir boa parte desses equipamentos.
Mesmo antes do lançamento, algumas concessionárias já começaram a aceitar pré-reservas do Yaris Cross, mediante sinal de R$ 1.000 reembolsável. Essa estratégia também foi adotada na Argentina, onde a demanda pelo modelo tem sido alta.
O Yaris Cross não tem relação direta com os atuais Yaris hatch e sedã, que sairão de linha em 2025. Suas medidas são 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. O porta-malas comporta entre 460 e 470 litros.
O motivo do atraso está nas obras de ampliação da fábrica de Sorocaba, que ainda não foram concluídas. A planta, que também produz o Corolla Cross, passará a ter capacidade para até 5 mil unidades mensais do novo SUV. O investimento total é de R$ 1,7 bilhão, dentro de um plano maior de R$ 11 bilhões até 2030 no Brasil.
Falando em inovação, vale a pena conferir o Chery iCar V23 que também está chegando com visual retrô. Para quem busca outras opções de SUVs compactos, a Honda HR-V 2026 chega com novidades tecnológicas, sendo uma ótima alternativa.