A Lamborghini está trilhando um caminho de eletrificação e o futuro de seu SUV, o Urus, está alinhado a essa estratégia. A marca planeja, até o final da década, lançar uma nova geração do modelo, que deve incorporar um sistema híbrido. A decisão faz parte do plano Direzione Cor Tauri, que visa eletrificar toda a linha da fabricante.
Federico Foschini, diretor de marketing e vendas da Lamborghini, confirmou à Auto Express que a segunda geração do Urus terá um conjunto elétrico. Segundo ele, seria um erro não aproveitar os avanços tecnológicos já presentes em outros modelos do grupo, como a plataforma MLB Evo e o trem de força híbrido V8 do Urus SE. “Seríamos estúpidos se não continuássemos usando algo que está no topo de sua tecnologia”, declarou Foschini.
A decisão da Lamborghini também reflete a postura da Porsche, marca irmã do grupo Volkswagen, que recentemente anunciou que manterá modelos a combustão em sua linha, ao lado dos elétricos. O Porsche Cayenne, por exemplo, continuará oferecendo motores a combustão e elétricos até 2030, devido à demanda ainda aquém do esperado por veículos totalmente elétricos.
A Lamborghini deve utilizar a plataforma Premium Platform Combustion (PPC) da Porsche no desenvolvimento da versão híbrida do Urus. Embora ainda não se saiba a potência exata do Urus SE, a marca promete números superiores aos atuais modelos S e Performante, que entregam 800 cv e 96,8 mkgf de torque. A expectativa é que o novo Urus chegue ao mercado em 2026, incorporando as lições aprendidas na fabricação do modelo Temerario.