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Lada prepara SUV inédito derivado do sedã Vesta para enfrentar rivais chinesas

A AvtoVAZ, montadora russa, enfrenta um período de reestruturação após a saída da Renault, que detinha 75% de suas ações. Com isso, modelos como o Lada Xray

A AvtoVAZ, montadora russa, enfrenta um período de reestruturação após a saída da Renault, que detinha 75% de suas ações. Com isso, modelos como o Lada Xray, baseado na plataforma do Sandero, foram descontinuados. A marca agora se concentra em seus modelos Vesta, Vesta SW e Vesta Cross, além do Niva, Niva Travel e o compacto Granta, buscando uma recuperação no mercado.

De acordo com Maxim Sokolov, presidente da AvtoVAZ, a partir de 2025, uma nova geração de carros será lançada, começando com o Iskra (nas versões sedã e perua). Além disso, a empresa planeja apresentar seu primeiro SUV derivado do Vesta.

Lada prepara SUV inédito derivado do sedã Vesta para enfrentar rivais chinesas
Foto: Divulgação/lada vesta suv 2

Este novo veículo não será o projeto XCode, um conceito de SUV baseado no Duster que nunca foi produzido. A Lada busca agora fortalecer sua posição no mercado russo, que tem sido cada vez mais dominado por marcas chinesas.

O novo SUV da Lada será construído sobre a plataforma do Vesta, e há especulações de que ele poderá ser lançado sob uma nova marca da AvtoVAZ. Uma projeção feita pelo site Kolesa sugere um design com linhas semelhantes às do Vesta, mas com uma carroceria própria, e não da Chery, apesar da parceria entre as duas empresas. A Lada necessita urgentemente de um SUV para expandir seu portfólio, atualmente composto principalmente por sedãs, peruas e utilitários 4×4.

Quanto à mecânica, o SUV da Lada poderá vir equipado com um motor 1.6 16V de 122 cavalos, combinado com uma transmissão CVT. Há também a possibilidade de versões com motor 1.8 ou 1.6 Turbo.

Com este novo SUV, a Lada espera aumentar suas vendas e conter o avanço das montadoras chinesas no mercado russo.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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