O Kia Sportage, um dos SUVs mais vendidos na Austrália, acaba de receber um facelift que traz mudanças no visual, melhorias na direção, novos equipamentos e, pela primeira vez, versões híbridas com tração integral (AWD) no país.
O novo visual aposta em linhas mais geométricas na dianteira, com faróis verticais inspirados no elétrico EV9 e no Sorento, deixando de lado as luzes diurnas em formato de bumerangue. As rodas também ganharam novos desenhos e há duas novas cores disponíveis: Heritage Blue e Wolf Grey.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Por dentro, o SUV ficou mais moderno, adotando um painel mais limpo, sem aquele acabamento em preto brilhante. Ele ainda traz uma central multimídia atualizada, compatível com o app Kia Connect, que permite atualizações remotas (over-the-air).
Todas as versões foram beneficiadas com mais equipamentos. O modelo de entrada, Sportage S, agora tem faróis de LED, partida por botão, sensores dianteiros, tela de 12,3 polegadas e botão de emergência SOS. O câmbio manual de seis marchas foi aposentado.
Já o Sportage SX ganhou Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de uma nova opção híbrida com tração AWD. O SX+ passa a contar com carregamento de celular por indução, rodas de 19 polegadas e volante aquecido.
O topo de linha, GT-Line, ficou ainda mais completo, com head-up display, iluminação de boas-vindas, faróis de LED de quatro pontos, assistência remota de estacionamento e a nova versão híbrida AWD.
Uma das grandes novidades não está no motor, mas na direção. A Kia fez uma recalibração específica para as estradas australianas, deixando o volante mais preciso, com respostas mais diretas e seguras.
Na parte mecânica, o motor híbrido 1.6 turbo ganhou versões AWD, além dos modelos FWD já conhecidos. A potência subiu para 173 kW, com torque de 367 Nm. Mesmo assim, o consumo segue econômico: 4,9L/100 km no FWD e 5,3L/100 km no AWD.
O tradicional motor 2.0 turbo diesel de 137 kW e 416 Nm continua no catálogo, com câmbio automático de oito marchas e consumo médio de 6,3L/100 km. O 2.0 a gasolina, apesar de antigo, também segue disponível, embora sua aposentadoria global esteja próxima.
O motor 1.6 turbo a gasolina de 132 kW manteve a potência, mas ganhou uma nova transmissão automática de oito marchas, substituindo a antiga de dupla embreagem, o que promete mais suavidade e durabilidade.
A Kia ainda avalia uma nova motorização de entrada para substituir o 2.0, possivelmente um híbrido mais acessível, dependendo da capacidade de produção da fábrica na Coreia. Modelos como o BYD expande linha na Austrália com Atto 2 e Sealion 8 também demonstram o crescimento desse mercado.
O Sportage segue como uma das melhores opções do segmento, combinando espaço interno generoso, bom porta-malas (586 litros nos híbridos e 543 litros nas demais versões), condução refinada e uma direção ajustada para oferecer mais conforto e segurança no dia a dia.
O mercado de SUVs está cada vez mais competitivo, com modelos como o Toyota planeja nova geração do Harrier para 2027 e o BYD revela o FCB Ti7, novo SUV familiar da Fang Cheng Bao, buscando inovar e atrair consumidores.