Notícias
Tendência

Kia EV4 terá câmbio manual simulado em todas as versões

Com o objetivo de implementar essa tecnologia em toda a linha EV4, a Kia equipará todas as versões do seu crossover EV4 com um câmbio manual simulado

A Kia equipará todas as versões do seu crossover EV4 com um câmbio manual simulado. Embora todas as versões recebam as trocas de marcha falsas, apenas o modelo GT esportivo terá um ‘limitador de giro’ (também falso).

O EV4 da Kia está se configurando como um concorrente seriamente desejável no espaço de EVs acessíveis, e agora temos algumas informações exclusivas que o tornam ainda mais intrigante. Segundo uma fonte com conhecimento interno da Kia, cada versão do EV4 virá com uma simulação de câmbio manual – um recurso semelhante ao encontrado no Hyundai Ioniq 5 N e no Kia EV6 GT recentemente atualizado.

Kia EV4 terá câmbio manual simulado em todas as versões
Foto: Divulgação/Kia

Kia e sua controladora, Hyundai, têm experimentado maneiras de tornar os EVs mais envolventes para os entusiastas da direção, e parece que o EV4 será o mais recente a se beneficiar dessa estratégia. O sistema de câmbio manual simulado, que apareceu pela primeira vez no Hyundai Ioniq 5 N, permite que os motoristas ‘troquem’ marchas virtuais usando *paddle shifters*, enquanto o software ajusta a entrega de potência para imitar o comportamento de um motor de combustão interna.

Embora este recurso tenha sido inicialmente posicionado como algo apenas para os carros com maior foco em desempenho da Hyundai-Kia, a Kia agora decidiu implementá-lo em toda a linha EV4. Isso significa que até mesmo os compradores do modelo básico poderão experimentar trocas de marcha simuladas, uma medida que pode ter como objetivo tornar os EVs mais familiares para os motoristas em transição de carros movidos a combustão.

Kia EV4 terá câmbio manual simulado em todas as versões
Foto: Divulgação/Kia

No entanto, embora todos os EV4s recebam a tecnologia de *paddle-shift* simulada, apenas o EV4 GT de alto desempenho, que chegará mais tarde, dará um passo adiante, incorporando um limitador de giro falso para uma dose extra de envolvimento na direção. O limitador de giro falso simulará a sensação de atingir a linha vermelha, exigindo que os motoristas troquem as ‘marchas’ no momento certo para manter a aceleração ideal.

No Ioniq 5 N, este sistema é combinado com sons sintéticos do motor e até mesmo quedas de torque simuladas entre as trocas de marcha para aprimorar a ilusão. Embora ainda não esteja claro se o EV4 GT oferecerá esses recursos exatos, é provável que siga uma filosofia semelhante, trazendo uma vantagem divertida e amigável para os entusiastas ao modelo.

Entendemos que o SUV EV5 não terá a tecnologia manual falsa quando for colocado à venda na Europa e na América ainda este ano, porque é um carro mais antigo e já está à venda na China há algum tempo. Mas é possível que ele herde o recurso como parte de uma atualização de meia-vida em alguns anos. Modelos como o Seres 5: crossover elétrico chinês de 577 cv desafia Tesla Model Y na Europa, mostram a evolução constante do mercado.

Kia EV4 terá câmbio manual simulado em todas as versões
Foto: Divulgação/Carscoops

A Kia divulgou imagens externas do EV4 nas formas sedã e hatchback, revelando que o carro de produção, que será colocado à venda ainda este ano, mudou muito pouco em relação ao conceito de 2023. Mas até agora permaneceu discreto sobre o estilo interior e as especificações técnicas, embora tenhamos publicado anteriormente fotos de espionagem mostrando o painel, que, novamente, se parece com o do conceito.

Saberemos mais sobre o interior e o pacote mecânico do crossover quando ele fizer sua estreia completa no Kia EV Day 2025 na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.