O Kia EV3 conquistou o título de SUV compacto do ano no Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY), premiação que reconhece os melhores veículos segundo um júri composto exclusivamente por 82 jornalistas especializadas em automóveis de 55 países.
A escolha do Kia EV3 se deu em meio a 12 concorrentes, considerando critérios como segurança, qualidade, preço, design, facilidade de condução, desempenho e proposta ambiental.
O Kia EV3 tem previsão de estreia no Brasil em 2025, seguindo o lançamento do EV9, que também chegará ao mercado nacional. O EV3 é o caçula da família de elétricos da Kia, que conta ainda com o crossover EV6 e o utilitário EV5, já disponível no país.
Com 4,30 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, o EV3 apresenta dimensões similares ao Volkswagen Taos. O porta-malas oferece 460 litros de capacidade, além de um espaço adicional de 25 litros sob o capô.
O design do EV3, assim como de seus “irmãos” de linha, se destaca pelas lanternas traseiras e o estilo das rodas. O SUV elétrico entrega o equivalente a 204 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. As baterias são oferecidas em duas opções de capacidade: 58,3 kWh ou 81,4 kWh. A versão com maior capacidade proporciona uma autonomia de mais de 600 km, segundo o ciclo WLTP.
Além do Kia EV3, outros veículos foram premiados em suas categorias:
- Carro urbano – Mini Cooper
- SUV compacto – Kia EV3
- Carro grande – Audi A6 e-tron
- SUV grande – Hyundai Santa Fe
- 4×4 e picape – Toyota Land Cruiser
- Performance e luxo – Porsche Panamera
- Melhor tecnologia – BYD
- Prêmio Sandy Myhre – Volvo
O prêmio principal, que elegerá o melhor carro entre 81 concorrentes, será divulgado em 6 de março. A Kia busca o bicampeonato, já que o EV9 foi o vencedor da edição anterior. O WWCOTY foi criado pela jornalista automotiva neozelandesa Sandy Myhre em 2009, que hoje é presidente honorária e dá nome a uma categoria que premia iniciativas de fabricantes em prol das mulheres no setor automotivo.