Notícias

Kia e BASF expandem parceria para criar o EV3 Study Car com materiais sustentáveis

De maneira experimental, a Kia e a BASF se uniram mais uma vez para desenvolver um novo conceito de carro: o Kia EV3 Study Car

A Hyundai-Kia e a BASF se uniram mais uma vez para desenvolver um novo conceito de carro: o Kia EV3 Study Car. Esse modelo experimental foi criado em parceria com o Centro de Pesquisa e Engenharia de Materiais da divisão de veículos avançados da Hyundai-Kia. Este já é o terceiro carro-conceito que nasce dessa colaboração.

O EV3 Study Car traz uma proposta moderna e sustentável, utilizando materiais inovadores fornecidos pela BASF. A ideia é melhorar o desempenho e o design do carro, além de incluir novas funcionalidades e, claro, reduzir seu impacto ambiental. Esses materiais foram aplicados em várias partes do veículo, como plásticos, tecidos, pneus e até no aço.

Ao todo, o modelo usa oito tipos diferentes de materiais sustentáveis da BASF, entre eles:

  • Plásticos de engenharia Ccycled e Biomass Balance (Ultramid e Ultradur)
  • Espumas de poliuretano com base biológica e Ccycled (Elastoflex)
  • Infinergy (E-TPU) com tecnologia de expansão Super Critical Foaming
  • Couro sintético feito de poliuretano à base biológica (Haptex)
  • Acrodur, um tipo de ligante à base de água

O uso desses materiais ajuda a reduzir a emissão de CO₂ durante a produção do veículo.

Andy Postlethwaite, Vice-Presidente Sênior da BASF para a Ásia-Pacífico, falou com entusiasmo sobre o projeto: “Estamos muito felizes por colaborar novamente com o Grupo Hyundai-Kia neste que é nosso terceiro carro-conceito juntos. Esse projeto reforça o compromisso da BASF em apoiar a transição da indústria automotiva para soluções mais sustentáveis, além de oferecer inovações que acompanham as mudanças nas demandas de consumidores e montadoras.”

O EV3 Study Car foi apresentado ao público no Seoul Mobility Show, que aconteceu entre os dias 3 e 13 de abril. Os materiais sustentáveis utilizados no carro também serão destaque em outros eventos do setor, como a PU TECH (de 9 a 11 de abril) e a CHINAPLAS (de 15 a 18 de abril) em 2025.

Os carros conceito anteriores desenvolvidos pela Hyundai em colaboração com a BASF incluem:

  • O RN30 Concept Car, um veículo de alto desempenho que combinou uma estética inspirada no automobilismo com uma série de tecnologias inovadoras, foi apresentado em 2016. Os materiais avançados da BASF contribuíram para a flexibilidade do design do carro, bem como para a leveza da estrutura e durabilidade, o que melhorou seu desempenho, segurança e eficiência.
  • O i-flow Concept Car, revelado em 2010, representou uma abordagem inovadora para o design automotivo e a sustentabilidade. A BASF forneceu plásticos leves, revestimentos inovadores e soluções de eficiência energética que desempenharam um papel fundamental em tornar o i-flow uma vitrine do design automotivo sustentável.

Enquanto a Kia inova com materiais sustentáveis, outras montadoras também buscam alternativas para aprimorar seus veículos. A Stellantis e Valeo expandem parceria, por exemplo, com farol de LED remanufaturado e tela de infotainment. Além disso, empresas como a Magna apresentará inovações automotivas avançadas na Auto Shanghai 2025, mostrando que a busca por melhorias e novas tecnologias é constante no setor automotivo. Inclusive, vale acompanhar como a BYD Reino Unido supera vendas de 2024, demonstrando o crescimento do mercado de veículos.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.