Notícias

Kia confirma desenvolvimento de picape média exclusiva para o mercado americano

Com um design bem diferente do da Tasman, a Kia está de olho no mercado dos Estados Unidos e anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova picape média

A Kia está de olho no mercado dos Estados Unidos e anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova picape média voltada especialmente para o público americano. Segundo o CEO da marca, Ho Sung Song, esse novo modelo será diferente da Tasman, que será lançada em outros países.

“Vamos compartilhar mais informações sobre a picape nos EUA na próxima semana. Mas, de forma geral, ainda estamos avaliando tudo”, disse Song. A expectativa é que o anúncio oficial aconteça no Investor Day da Kia, marcado para o dia 9 de abril.

Kia confirma desenvolvimento de picape média exclusiva para o mercado americano
Crédito da imagem: Kia

Durante o Seoul Mobility Show, na Coreia do Sul, a Kia revelou uma versão mais aventureira da picape Tasman, chamada “Weekender”. Na ocasião, o presidente da marca, Song Ho-sung, explicou que esse modelo não será vendido nos Estados Unidos.

“A Tasman não foi pensada para o mercado americano”, disse ele ao site Autonews. “Por outro lado, estamos avaliando com seriedade como entrar nesse segmento nos EUA com um modelo diferente.”

Ainda não há informações oficiais sobre o tipo de motorização dessa nova picape voltada aos Estados Unidos, mas os rumores sugerem que ela pode ser elétrica. A previsão é que o lançamento aconteça entre 2026 e 2029, talvez junto com uma versão parecida da Hyundai. A ideia é que ambos os modelos sejam produzidos na fábrica da Hyundai localizada na Geórgia, nos EUA — uma estratégia para driblar a chamada “Chicken Tax”, uma taxa de 25% sobre caminhões importados.

Outra alternativa que está sendo considerada é uma parceria com a GM. Com isso, Kia e Hyundai poderiam lançar suas próprias versões a combustão dos modelos Chevrolet Colorado e GMC Canyon. Essas possibilidades estão sendo estudadas enquanto a Kia busca uma maneira sólida de entrar no concorrido mercado americano de picapes, hoje dominado por modelos como Toyota Tacoma, Ford Ranger, Nissan Frontier, Jeep Gladiator, Chevy Colorado e GMC Canyon.

Enquanto isso, a Tasman será lançada em mercados como Coreia do Sul, Austrália, África e Oriente Médio, com motores a gasolina e diesel. Modelos como a MG U9 promete desafiar Ford Ranger e Toyota Hilux na Austrália em 2025. Ainda não se sabe se a picape da Kia destinada aos EUA incorporará elementos de design ou características da Tasman.

Além das picapes, a Kia está expandindo sua linha de veículos comerciais leves elétricos, começando com a van PV5, seguida pelos modelos PV7 e PV9. O CEO Song descreveu a expansão para novos segmentos como uma oportunidade para a marca, e não um risco. Recentemente, a Kia EV3 2025 chega ao mercado com design arrojado e preço competitivo.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.