A Jeep planeja uma reformulação em sua linha europeia, com o Grand Cherokee se preparando para deixar o mercado. A marca pretende substituir o modelo pelo SUV totalmente elétrico Wagoneer S. A mudança faz parte da estratégia da Jeep de focar em veículos eletrificados e reduzir emissões de poluentes.
Segundo Eric Laforge, líder da Jeep na Europa, em entrevista ao Autocar, a chegada do Wagoneer S ao mercado europeu, prevista para o final deste ano, marcará uma alteração significativa no portfólio da montadora. Essa movimentação se justifica, pois a Jeep possui maior sucesso na Europa com modelos compactos, tornando inviável manter dois SUVs grandes.
O icônico Wrangler também deve se despedir em breve, com o Recon 4×4 sendo apontado como seu provável substituto. Laforge explicou que o futuro do Wrangler ainda está em aberto, mas o Recon é considerado uma forte alternativa, atuando como um irmão menor com aptidão para o off-road.
Além das mudanças nos SUVs maiores, a Jeep está concentrada na nova geração do Compass, um dos modelos mais vendidos na Europa. O novo Compass será projetado, desenvolvido e fabricado no continente europeu, assim como o Avenger.
Laforge confirmou que o novo modelo terá opções de motorização elétrica e híbrida e será maior que a versão atual, para se diferenciar do Avenger e abrir espaço para um futuro substituto do Renegade. Esse novo modelo é esperado para 2026 ou posterior e também contará com opções de motorização mais ecológicas.
O Avenger, SUV compacto lançado recentemente na Europa, teve boa aceitação, ampliando a participação da Jeep no mercado europeu e demonstrando o potencial da marca para os revendedores.
A Jeep continua sua trajetória de eletrificação, buscando adequar sua linha às novas demandas e legislações europeias. As mudanças visam otimizar a oferta de modelos, com foco em veículos mais sustentáveis, e garantir a competitividade da marca no mercado.