A exibição de anúncios em telas de infotainment de veículos reacendeu o debate sobre os limites da publicidade no setor automotivo. Proprietários de veículos da Jeep manifestaram sua frustração com a exibição de anúncios da Stellantis em seus carros. Especialistas preveem um aumento na utilização de telas de infotainment para publicidade, o que pode gerar novas fontes de receita para as montadoras. Contudo, especialistas em segurança alertam para os riscos de distração causados por anúncios nos veículos.
Um usuário relatou que a tela de infotainment de seu Jeep Grand Cherokee passou a exibir anúncios que não podiam ser ignorados sempre que o veículo parava. Um representante da Jeep alegou que as mensagens seriam resultado de uma “falha temporária de software” que impedia os proprietários de optarem por não receber os anúncios.

A situação levantou a discussão sobre a exibição de anúncios em veículos, já que alguns proprietários de produtos Stellantis relatam receber mensagens, desde ofertas para aderir ao programa de garantia estendida da Mopar até anúncios da Sirius XM, há mais tempo.
Especialistas preveem aumento de anúncios em veículos
Empresas veem nos automóveis uma oportunidade de expandir seus anúncios. Informações como padrões de deslocamento, estilos de direção e locais visitados podem ser utilizados para direcionar publicidade. As telas dos carros também podem ser usadas para vender serviços de assinatura adicionais.
A consultoria AlixPartners estima que o mercado de serviços de veículos conectados movimentará mais de US$ 473 milhões globalmente este ano. Até 2032, esse valor poderá chegar a US$ 1,68 bilhão, representando um quarto da receita dos fabricantes.
Reação dos consumidores e alertas de segurança
Alguns consumidores já demonstraram resistência à ideia de pagar por funcionalidades que já estão presentes no veículo, como é o caso de aquecimento de bancos, gerando protestos. A BMW chegou a recuar da ideia.
Defensores da segurança argumentam que qualquer mensagem pop-up é inerentemente uma distração e, portanto, perigosa. Ler e interagir com uma mensagem de texto ao volante é ilegal, o que levanta questionamentos sobre a permissão de anúncios não solicitados nas telas de infotainment dos carros.