A Jeep confirmou que o SUV compacto Avenger será produzido no Brasil a partir de 2026, ampliando a linha nacional da marca, que já conta com Compass, Commander e Renegade. O anúncio foi feito durante a comemoração dos 10 anos da produção da Jeep no país.
Embora ainda não haja confirmação oficial, tudo indica que a produção acontecerá na fábrica de Porto Real (RJ), atualmente dedicada à Citroën e à Peugeot. É lá que se monta a plataforma CMP, a mesma usada no Avenger, o que torna o local o mais viável para o novo modelo.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O Avenger estreou na Europa em 2022 e chamou atenção pelo visual moderno e porte compacto, ideal para o uso urbano. Suas medidas são próximas às de modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen Tera, com pouco mais de 4 metros de comprimento.
Por fora, ele mantém o estilo Jeep com a clássica grade de sete fendas, faróis em LED com luzes diurnas e detalhes robustos, como os arcos de roda marcantes. Um detalhe curioso é a maçaneta da porta traseira embutida perto do vidro, o que dá um ar mais esportivo ao SUV.
O interior tem um painel digital e central multimídia, ambos com 10,25 polegadas, e comandos com botões no estilo “tecla de piano”, lembrando carros da Peugeot. O acabamento europeu acompanha a cor da carroceria, trazendo um visual jovial.
Na Europa, o Avenger está disponível em duas versões: uma híbrida leve com motor 1.2 turbo de 100 cv e outra totalmente elétrica com 156 cv e autonomia de até 400 km (padrão WLTP). Aqui no Brasil, a aposta é que ele venha com o motor T200 híbrido-leve, já usado em modelos da Fiat e, em breve, também da Peugeot.
Inicialmente cogitado como substituto do Renegade, o Avenger acabou ganhando seu próprio espaço no portfólio da Jeep, que deve manter os dois modelos. A ideia é oferecer mais opções dentro da categoria de SUVs compactos. Modelos como o Fang Cheng Bao Tai 7, que mira rivalizar com o Tank 300, podem influenciar as estratégias da Jeep no mercado global.
Com esse lançamento, a Jeep entra na briga com modelos como Fiat Fastback, Volkswagen Tera e Peugeot 2008. Tudo vai depender do posicionamento de preço, ainda não revelado, para entender quem serão seus principais rivais diretos.
A chegada do Avenger ao Brasil mostra o esforço da Jeep em seguir relevante no segmento de SUVs. Resta ver se a marca vai manter sua imagem mais premium ou se vai apostar em um caminho mais acessível e popular. A Suzuki também reafirmou sua permanência no Brasil, o que indica um mercado automotivo dinâmico e competitivo.