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Impacto de um possível Trump 2.0 no desenvolvimento de veículos autônomos nos EUA

A nova administração Trump pode remodelar o desenvolvimento e a implantação de veículos autônomos (AVs) nos EUA

A possível mudança no cenário político dos EUA com uma nova administração Trump pode remodelar o desenvolvimento e a implantação de veículos autônomos (AVs) no país. As políticas pró-negócios e focadas nos Estados Unidos do novo presidente já estão impactando os incentivos a veículos elétricos implementados sob o governo Biden, e a questão que se coloca é: qual será o impacto nos veículos autônomos?

Hilary Cain, Vice-Presidente Sênior de Política da Alliance for Automotive Innovation, observou que o Departamento de Transporte dos EUA (DoT) tem se envolvido na política de AVs de forma intermitente nos últimos nove anos. Durante o primeiro mandato de Trump, o DoT publicou o Plano Abrangente de Veículos Autônomos, estabeleceu princípios fundamentais de AV no roteiro Veículos Autônomos 4.0 e expandiu a Iniciativa de Transparência e Engajamento de Veículos Autônomos para Testes Seguros (AV TEST) de um projeto piloto para um programa completo.

Impacto de um possível Trump 2.0 no desenvolvimento de veículos autônomos nos EUA
A Waymo estava buscando uma isenção para dar suporte às operações de caminhões autônomos

O ritmo da política federal diminuiu durante o governo Biden. No final de seu mandato, o governo introduziu uma proibição à venda de tecnologia de veículos conectados e autônomos desenvolvida por empresas chinesas e russas, em nome da segurança nacional.

Em termos de software, essa proibição entra em vigor no ano modelo de 2027, com uma proibição de hardware associada a seguir no ano modelo de 2030. Conforme apontado recentemente pela S&P Mobility, a proibição “apoia as questões de ‘América Primeiro’ e segurança nacional que Trump disse serem prioridade para sua administração”, e espera-se que a postura permaneça sob seu governo.

Em dezembro de 2024, a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) negou uma petição de isenção dos desenvolvedores de caminhões autônomos Waymo e Aurora, enviada dois anos antes. As regulamentações atuais exigem que um motorista coloque dispositivos de alerta sempre que um veículo comercial estiver parado no acostamento de uma rodovia, representando um problema óbvio para um caminhão sem motorista.

As empresas de caminhões haviam solicitado permissão para usar ‘Faróis de Advertência Montados na Cabine’ quando o veículo estivesse operando no modo Nível 4, mas a FMCSA as rejeitou.

Finch Fulton, Conselheiro da K&L Gates, observou que “Essa negação foi massiva. Isso chateou muitas pessoas. Se eles iam negar a petição, por que esperar dois anos?” Essa decisão foi contestada no tribunal e provavelmente caberá à nova administração lidar com ela. “Isso definirá o campo para todos os AVs de alguma forma ou de outra”, acrescentou Fulton.

Em 15 de janeiro de 2025, apenas cinco dias antes da posse de Trump, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) emitiu um Aviso de Proposta de Regulamentação que estabeleceria uma nova estrutura para revisar e supervisionar veículos equipados com sistemas de direção automatizados (ADS). Essa iniciativa—o Programa de Segurança, Transparência e Avaliação de Veículos Equipados com ADS (AV STEP)—é essencialmente um programa voluntário de autoavaliação de segurança.

Nos últimos anos, também houve atividade em nível estadual. Vários estados implementaram programas de licenciamento para testes de AV e aprovação de implantação, enquanto outros implementaram requisitos operacionais para a operação de AV. Também houve um aumento nos requisitos de relatórios de dados dos estados.

A equipe de transição de Trump quer ver regulamentações mais liberalizadas sobre AVs em geral, com uma recomendação para promulgar “regulamentações básicas” que promovam o desenvolvimento de AVs. Entre as recomendações mais específicas da equipe de transição está que a NHTSA encerre a ordem geral permanente sobre o relatório de acidentes de AV, que exige que as montadoras relatem acidentes se os sistemas de direção SAE Nível 2 forem ativados dentro de 30 segundos após o incidente.

Elon Musk também tem sido um oponente vocal desse requisito. Uma análise de dados de acidentes mostrou que o sistema Autopilot da Tesla representou 40 dos 45 acidentes totais relatados à NHTSA entre janeiro e outubro de 2024.

Em uma teleconferência de resultados da Tesla em outubro de 2024, Musk disse que usaria sua posição dentro do Departamento de Eficiência Governamental para pressionar por mudanças regulatórias de AV. Ele também criticou a colcha de retalhos de requisitos estaduais de AV como “incrivelmente dolorosa” de navegar e expressou o desejo de “um processo de aprovação federal para AVs.” A integração de robotáxis Waymo em Austin, Texas, como a feita pelo Uber, também pode ser impactada por essas mudanças.

A PAVE (Partners for Automated Vehicles Education) acredita que 2025 pode ser um ano crucial para AVs. Há uma busca por clareza regulatória, com estados tentando superar uns aos outros com quem é o mais agressivo em relação à tecnologia.

Isso não está ajudando a saúde geral e a competitividade da indústria de AV dos EUA. Existe uma necessidade de os estados descobrirem como dar as mãos ao governo federal de forma organizada, abrangente e alinhada para que os inovadores possam inovar e a tecnologia possa beneficiar os consumidores em todos os EUA.

É necessária uma atualização do padrão federal de segurança de veículos automotores (FMVSS) para abrir caminho para AVs. Os regulamentos atuais foram construídos em torno da ideia de veículos dirigidos por humanos, e qualquer coisa que funcione autonomamente requer uma isenção para operar na estrada. Até que o FMVSS existente seja atualizado, o único caminho para um AV de design não convencional é por meio de um processo de isenção. Precisamos ver o FMVSS atualizado.

O Congresso pode aprovar algum tipo de projeto de lei de AV, mas há muita coisa que a NHTSA poderia fazer sem o Congresso, incluindo esclarecer os papéis federal e estadual e promulgar um FMVSS específico para AVs.

De acordo com Fulton, um novo projeto de lei de AV deve abranger coisas simples, como a NHTSA concluir uma regulamentação de estrutura de segurança de AV e usá-la como uma plataforma para construir futuras regulamentações. A FMCSA concluiria uma regulamentação para caminhões autônomos e terá considerações para petições de isenção. Além disso, a linguagem no AV 3.0 seria formalizada, onde diz que você não precisa colocar controles humanos se nunca houver um motorista humano. Apenas esses poucos itens estreitos forneceriam certeza.

Enquanto os desenvolvedores de AV podem estar se preparando para maiores liberdades, os defensores da segurança expressaram preocupação sobre a direção em que a indústria pode estar indo. O ambiente regulatório para AVs nos EUA sempre foi bastante favorável à indústria e é baseado em uma abordagem de orientação voluntária não regulamentar em vez de mandatos regulatórios. Os únicos mandatos reais estão relacionados ao relatório de acidentes de direção automatizada mencionado acima, especificado pela primeira vez na Ordem Geral Permanente de 2021 da NHTSA.

Até a atual administração, era difícil imaginar como a indústria poderia obter um ambiente mais favorável. Mas agora, com Musk co-presidindo com Trump, não é preciso muita imaginação. Os inspetores gerais do DOT dos EUA foram demitidos e a equipe já pequena da NHTSA está sendo reduzida. Com o desprezo de Musk até mesmo pelos requisitos mínimos de relatório de acidentes de direção automatizada e sua propensão a desprezar as diretrizes de segurança bem estabelecidas e aqueles que as apoiam, isso não é um bom presságio para o público motorizado.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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