Um Hyundai Ioniq 5, modelo 2023, rodou impressionantes 666.255 km na Coreia do Sul, quase a distância de uma viagem de ida e volta à Lua. A alta quilometragem chamou a atenção em uma página do Facebook, onde proprietários compartilham seus feitos com o veículo elétrico.
O proprietário do Ioniq 5, cuja identidade não foi divulgada, percorreu em média 550 km por dia. A bateria original do veículo durou cerca de 580.000 km, e a Hyundai substituiu-a gratuitamente. Esse fato levanta questionamentos sobre a política de garantia da bateria, que geralmente varia de 8 a 10 anos, com um limite de 160.000 km em mercados como EUA e Austrália. Modelos da BYD também têm ganhado destaque no mercado de elétricos.

Apesar da falta de informações sobre o modelo exato do Ioniq 5, a substituição gratuita da bateria sugere uma possível exceção por parte da Hyundai. O caso demonstra a durabilidade do carro elétrico em condições de uso intenso.
O proprietário utilizou o veículo por aproximadamente 3 anos e 4 meses, acumulando uma média mensal de 16.656 km. Além disso, a Ford está patenteando tecnologias para aprimorar a experiência de condução de elétricos.
“Não há informações sobre o motivo da cortesia, mas o fato é que o veículo rodou uma distância impressionante em pouco tempo”, comentou um especialista do setor automotivo. Questões sobre bateria arriada são comuns no universo dos carros elétricos.
A Hyundai oferece uma garantia de bateria que varia entre 8 e 10 anos, dependendo do mercado. Enquanto isso, a BYD lança Sealion 05 EV na China, expandindo suas opções no mercado de veículos elétricos.