Um estudo recente revelou o ranking de receita de vendas das marcas de automóveis no mercado chinês de carros de passageiros em 2024. A BYD liderou o ranking, seguida pela Mercedes-Benz e Volkswagen.
As 15 marcas com as maiores receitas foram:
Ranking de Receita de Vendas – Mercado Chinês 2024

- 1. BYD – Preço médio por veículo: $16.700 – Receita: $58,1 bilhões
- 2. Mercedes-Benz – Preço médio por veículo: $59.500 – Receita: $42,5 bilhões
- 3. Volkswagen – Preço médio por veículo: $19.700 – Receita: $41,9 bilhões
- 4. Toyota – Preço médio por veículo: $23.300 – Receita: $36,7 bilhões
- 5. BMW – Preço médio por veículo: $46.900 – Receita: $32,7 bilhões
- 6. Tesla – Preço médio por veículo: $33.800 – Receita: $22,3 bilhões
- 7. Aito – Preço médio por veículo: $55.500 – Receita: $21,4 bilhões
- 8. Li Auto – Preço médio por veículo: $42.000 – Receita: $21,1 bilhões
- 9. Honda – Preço médio por veículo: $20.800 – Receita: $17,8 bilhões
- 10. Geely – Preço médio por veículo: $12.700 – Receita: $13,2 bilhões
- 11. Chery – Preço médio por veículo: $14.600 – Receita: $10,4 bilhões
- 12. Land Rover – Preço médio por veículo: $140.500 – Receita: $10 bilhões
- 13. Buick – Preço médio por veículo: $25.400 – Receita: $9,9 bilhões
- 14. Nio – Preço médio por veículo: $47.200 – Receita: $9,7 bilhões
- 15. Changan – Preço médio por veículo: $11.200 – Receita: $9 bilhões
A BYD alcançou uma receita de $58,1 bilhões com a venda de 3,49 milhões de veículos, a um preço médio de $16.700 por unidade. A Mercedes-Benz, mesmo vendendo 710 mil veículos (três vezes menos que a Volkswagen), obteve a segunda maior receita, totalizando $42,5 bilhões, impulsionada por um preço médio de $59.500 por carro. Já a Volkswagen, com 2,13 milhões de unidades vendidas, registrou uma receita de $41,9 bilhões, com um preço médio de $19.700.
A Audi, embora não figure no top 15, também teve um desempenho notável, com 660 mil veículos vendidos a um preço médio de $41.000, resultando em uma receita de $27 bilhões.
Aito, marca parte da HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), e Li Auto também se destacaram no ranking, superando marcas chinesas tradicionais como Geely, Chery e Changan. A Aito vendeu 390 mil veículos, com preço médio de $55.500, alcançando uma receita de $21,4 bilhões.
A Li Auto superou 500 mil entregas em 2024, com um aumento de 33% em relação ao ano anterior, tornando-se a primeira startup chinesa de veículos de nova energia a atingir essa marca.