Após um investimento robusto de US$ 21 bilhões em suas operações nos Estados Unidos, incluindo a construção de uma nova usina de aço de US$ 5.8 bilhões, a Hyundai iniciou oficialmente a produção em sua Metaplant na Geórgia.
A instalação, cuja construção começou há mais de dois anos e meio, se concentrará na produção de uma gama de veículos elétricos e híbridos, impulsionando a entrada da Hyundai no mercado de veículos elétricos. Este movimento estratégico ocorre em um momento em que o mercado automotivo dos EUA observa um novo imposto de 25% sobre carros e peças importadas, o que torna a produção local ainda mais vantajosa.

A cerimônia de inauguração da fábrica contou com a presença de líderes da Hyundai, do governador Brian P. Kemp, do representante dos EUA Buddy Carter e do presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song. A Metaplant já iniciou a produção do Hyundai Ioniq 5 elétrico e, talvez o mais importante, agora também está construindo o Hyundai Ioniq 9.
O Ioniq 9 da Hyundai é seu primeiro SUV elétrico de três fileiras e serve como alternativa ao Kia EV9. Apresentado em novembro passado, o Ioniq 9 é sustentado pela arquitetura E-GMP do grupo e equipado de série com uma bateria de 110,3 kWh. A marca ainda não anunciou os preços nos EUA para o SUV, mas sabemos que ele será oferecido em várias versões diferentes.
O modelo básico possui um motor elétrico de 214 cv e 350 Nm (258 lb-ft) que aciona as rodas traseiras e uma autonomia declarada de 620 km (385 milhas). Acima desta versão está o Long Range AWD, que adiciona um motor de 94 cv na frente.
O principal Ioniq 9 Performance tem motores de 214 cv na frente e atrás, permitindo que ele atinja 100 km/h (62 mph) em 5,2 segundos. É interessante observar como a BMW testa M3 elétrico de 700 cv para 2028 no circuito de Nürburgring, mostrando que a concorrência no mercado de elétricos de alta performance está acirrada.
Inicialmente, o Hyundai Motor Group planejava construir 200.000 veículos elétricos e híbridos na Metaplant. No entanto, como parte de seu compromisso crescente com o mercado dos EUA, expandiu a capacidade de produção anual para até 500.000 unidades. A Hyundai acompanha um movimento maior de fabricantes, como a Toyota, que adia inauguração de fábrica de baterias no Japão, indicando um ajuste nas estratégias de expansão no mercado global.
“A Hyundai Motor Group Metaplant America não apenas representa as capacidades avançadas de fabricação e o compromisso com a inovação do Grupo, mas também nosso investimento em relacionamentos com nossos parceiros e comunidades aqui na Geórgia”, disse o presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung. “Com a rica história de artesanato e fabricação nesta comunidade, juntamente com a talentosa força de trabalho da HMGMA, estamos construindo o futuro da mobilidade com a América, na América.”