A Hyundai Motor Company lançou um projeto de demonstração inovador em Dongtan, Gyeonggi-do, Coreia do Sul, com o objetivo de aprimorar a mobilidade para passageiros com necessidades de acessibilidade. A iniciativa, que terá duração de cinco meses, apresentará veículos com tecnologia modificada e serviços avançados para aumentar a conveniência e acessibilidade para todos os usuários.
O projeto destaca o R1, um veículo especificamente projetado para indivíduos com desafios de mobilidade, baseado na plataforma de negócios de eletrificação ST1. O R1 possui uma estrutura de hardware e software expansível e personalizável, suportando escalabilidade ilimitada. Um exemplo de inovação em eletrificação é a Zeekr que apresenta novo carregador ultrarrápido, mostrando a evolução constante do setor.

Sooyoung Kim, Vice-Presidente e Chefe do Mobility Business Group da Hyundai Motor Group, declarou: “Este projeto é significativo, pois demonstra o serviço que combina dispositivos de mobilidade designados com design e plataformas universais para proporcionar uma experiência de mobilidade ainda melhor para aqueles com dificuldade de locomoção. Continuaremos a realizar uma série de inovações centradas no ser humano para a liberdade de movimento para todos, abrindo caminho para uma sociedade mais inclusiva.”
O serviço integrado inclui o aplicativo Shucle, que permite aos usuários solicitar veículos sob demanda. O Shucle otimiza as operações do veículo com base na demanda em tempo real, reduzindo os tempos de espera e fornecendo informações precisas sobre a chegada.
O Shucle utiliza inteligência artificial para ajustar rotas dinamicamente com base nas solicitações dos usuários, permitindo o compartilhamento de caronas e garantindo uma experiência de viagem mais acessível e acomodativa para os passageiros. Assim como a Li Auto apresenta arquitetura MindVLA para a condução autônoma.
Uma característica fundamental da iniciativa é a introdução de um sistema de vouchers disponível para usuários de táxi voucher existentes, permitindo-lhes viajar gratuitamente até duas vezes por dia. Os usuários podem emitir um voucher eletrônico diretamente através do aplicativo Shucle e começar a usá-lo imediatamente, eliminando a necessidade de entrar em contato com um centro de suporte de mobilidade para autenticação.
Os veículos são projetados para acessibilidade universal, permitindo o embarque pela porta lateral e acomodando passageiros com apoio de mobilidade junto com até dois acompanhantes. Para passageiros com perda de visão ou audição, os veículos são equipados com uma interface focada na acessibilidade que inclui modo de alto contraste e um tablet para comunicação com o motorista.
O tablet, instalado no banco traseiro, permite que os passageiros enviem mensagens de texto, garantindo uma experiência de viagem mais conveniente. Essa abordagem inclusiva se assemelha aos esforços da China que investirá 1 Trilhão de Yuan em Robótica, visando melhorar a qualidade de vida.
A Hyundai Motor tem realizado ativamente pesquisas e projetos piloto para aprimorar a mobilidade para pessoas com necessidades de acessibilidade, incluindo o projeto Enable LA em 2021. Com base nos insights e dados coletados dessas iniciativas, a Hyundai Motor continuará a refinar suas soluções e serviços de mobilidade para implementação no mundo real.