A gigante tecnológica Huawei deu um passo significativo no campo da condução autônoma ao lançar o primeiro piloto comercial mundial de um sistema de estacionamento completamente autônomo em um aeroporto. A iniciativa está em operação no Aeroporto Internacional de Bao’an, em Shenzhen, na China.
O sistema utiliza a tecnologia Qiankun ADS 3.0 da Huawei, que permite ao veículo realizar manobras de estacionamento sem a necessidade de um condutor a bordo. Após chegar na área designada para o projeto piloto, o motorista pode sair do carro e, através de um aplicativo de celular, selecionar a vaga desejada. O veículo então realiza o estacionamento de forma autônoma, permitindo que o usuário se dirija ao interior do aeroporto.
O sistema VPD (Valet Parking Substitute) garante que o carro se desloque de forma independente até a vaga escolhida, desviando de pedestres e outros veículos no caminho. Além disso, para aumentar a segurança, o carro projeta um padrão de estacionamento no solo usando seus faróis de pixel, sinalizando sua manobra para outros veículos e pessoas próximas.
Caso a vaga selecionada esteja ocupada, o sistema é capaz de escolher uma vaga alternativa. Após o estacionamento, o carro desliga automaticamente. O proprietário tem a opção de anular a escolha de vaga feita pelo sistema, caso ela não seja conveniente.
Para o retorno, o proprietário pode acionar o carro através do aplicativo. O veículo, então, se desloca autonomamente até a área de embarque para encontrar o proprietário.
Embora não esteja claro se a funcionalidade está disponível para todos os proprietários de veículos com o sistema Qiankun ADS 3.0 ou se trata apenas de uma fase de testes, o lançamento da versão 3.2 do sistema em dezembro passado, com melhorias no sistema de estacionamento autônomo (VPD), sugere que a funcionalidade já possa estar acessível para alguns usuários do sistema.
Vale ressaltar que, nas imagens divulgadas, o piloto parece ter vagas de estacionamento dedicadas exclusivamente para o sistema.