Notícias
Tendência

Huawei e montadoras chinesas revelam estratégias de novos veículos elétricos para 2025

Marcas como Aito, Luxeed, Stelato e Maextro, todas parte da Harmony Intelligence Mobility Alliance (HIMA) da Huawei, tiveram planos para seus produtos em 2025 vazados

Vazamentos na China revelam os planos de produtos para 2025 das marcas Aito, Luxeed, Stelato e Maextro, todas parte da Harmony Intelligence Mobility Alliance (HIMA) da Huawei. A gigante da tecnologia chinesa está profundamente envolvida no desenvolvimento e vendas desses veículos, em colaboração com fabricantes estatais.

A Huawei adota diferentes níveis de parceria com as montadoras. A forma mais completa de cooperação é a criação de uma marca conjunta. Atualmente, a Huawei possui quatro marcas automotivas conjuntas, distribuindo seus carros por meio da rede de vendas HIMA e das lojas da Huawei: Aito (Seres & Huawei), Luxeed (Chery & Huawei), Stelato (BAIC & Huawei) e Maextro (JAC & Huawei). Os planos de produtos dessas marcas para 2025 foram divulgados na China.

Huawei e montadoras chinesas revelam estratégias de novos veículos elétricos para 2025
Foto: Divulgação/CarnewsChina

Aito: Foco em SUVs e Atualizações

Aito M9 Atualizado

A Aito lançará em março a versão atualizada do crossover M9. A expectativa é que adote o powertrain do SUV Aito M8, que teve sua licença de vendas solicitada em 10 de janeiro. A variante EREV do Aito M9 deve utilizar tração integral com dois motores, sendo um dianteiro de 165 kW (221 cv) e um traseiro de 227 kW (304 cv).

A potência total combinada alcançará 392 kW (525 cv), um aumento de 27 kW em relação ao modelo atual. O Aito M9 atualizado também deve adotar o mais recente extensor de alcance da Seres, com uma potência de 118 kW (158 cv), 6 kW a mais que o gerador atual do carro.

O Aito M9 é um SUV de grande porte com dimensões de 5230/1999/1800 mm e distância entre eixos de 3110 mm. Este veículo é oferecido com configurações internas de cinco e seis lugares. A variante BEV atualmente disponível deste crossover oferece dois motores elétricos para 390 kW (523 cv) acoplados a uma bateria de 100 kWh, proporcionando uma autonomia de 630 km (ciclo CLTC).

A variante EREV atual do Aito M9 gera 365 kW (489 cv) e tem um alcance elétrico de 225-275 km (ciclo CLTC). A faixa de preço do M9 varia de 469.800 a 569.800 yuan (aproximadamente R$ 325.000 a R$ 394.000).

Aito M8

O SUV de grande porte Aito M8 fará sua estreia pública no Salão do Automóvel de Xangai 2025, no final de abril. O lançamento de mercado deste modelo está agendado para maio, com as entregas aos clientes começando em junho. Estima-se que o preço deste modelo fique entre 350.000 e 450.000 yuan (R$ 242.000 – R$ 311.000).

O Aito M8 possui dimensões de 5190/1999/1795 mm. Sua distância entre eixos atinge 3105 mm. Está disponível com cinco ou seis assentos no interior. O Aito M8 adota um powertrain EREV com um motor a gasolina turbo de 1,5 litro sob o capô, com 118 kW. Seus motores elétricos têm uma potência de pico combinada de 392 kW (525 cv).

Aito M7 atualizado

A pré-venda do Aito M7 atualizado começará na China em agosto deste ano, com o lançamento de mercado agendado para setembro. O Aito M7 foi o modelo mais vendido da marca em 2024, com 193.342 unidades entregues aos clientes em toda a China. No entanto, começou a perder força ao longo do ano devido à intensificação da concorrência. Assim, a atualização do Aito M7 é necessária para aumentar a demanda por este modelo.

O Aito M7 é um crossover EREV com comprimento, largura e altura de 5020 mm, 1945 mm e 1760 mm, respectivamente. Sua distância entre eixos se estende a 2820 mm. O M7 também tem cinco e seis assentos no interior. Este crossover tem um gerador de 1,5 litro para 112 kW sob o capô. A variante RWD do Aito M7 oferece um único motor elétrico para 200 kW (268 cv). E a variante 4WD tem dois motores elétricos (130 kW + 200 kW) para 330 kW ou 443 cv. O alcance elétrico do Aito M7 é de 200 – 240 km em condições CLTC. Seu preço é de 249.800 – 329.800 yuan (R$ 172.000 – R$ 227.000). Com o aumento na venda de elétricos no Brasil, cresce a busca por carregadores residenciais para modelos como o Aito M7.

Luxeed: Expansão da linha com SUV de grande porte

Luxeed R9

A marca Luxeed, da Huawei e Chery, lançará seu novo modelo em setembro deste ano: o Luxeed R9, um SUV de luxo de grande porte. Não há mais informações disponíveis sobre este veículo. O primeiro modelo da linha R da Luxeed foi o R7 SUV cupê, do tamanho do BMW X6.

Huawei e montadoras chinesas revelam estratégias de novos veículos elétricos para 2025
Foto: Divulgação/CarnewsChina

Vendeu 26.989 unidades nos últimos dois meses de 2024. Assim, Chery e Huawei podem dar um passo adiante este ano, criando um SUV cupê de grande porte. Desta forma, o Luxeed R9 não sofrerá com a concorrência interna com os modelos Aito nas lojas HIMA da Huawei.

O lançamento das vendas deste veículo ocorrerá no início de 2026. Modelos da Chery como o Exeed Exlantix ES EREV já estão fazendo sucesso no mercado.

Stelato: Aposta em híbrido para popularizar sedã

Stelato S9 EREV

A variante Stelato S9 EREV da Huawei e BAIC fará sua estreia no mercado no Salão do Automóvel de Xangai, no final de abril deste ano. A versão elétrica deste veículo entrou na China no ano passado com uma faixa de preço de 399.800 – 449.800 yuan (R$ 276.000 – R$ 310.000). No entanto, suas vendas foram decepcionantes, com 3.008 unidades entregues em três meses. A variante EREV, mais barata e sem fatores de ansiedade de autonomia, ajudará a impulsionar o volume de vendas do Stelato S9.

O Stelato S9 é um sedã grande com dimensões de 5160/1987/1486 mm e distância entre eixos de 3050 mm. Tem um baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,193 Cd. Sua versão elétrica compreende uma variante RWD para 227 kW (304 cv) e uma 4WD de motor duplo para 385 kW (516 cv). Seu alcance é de 665 – 721 km em condições CLTC.

Foto: Divulgação/CarnewsChina
Foto: Divulgação/CarnewsChina

O Stelato S9 EREV provavelmente adotará um motor turbo de 1,5 litro do SUV BAIC BJ60 Thunder EREV. A potência de pico deste ICE atinge 138 kW (185 cv). A energia é armazenada em uma bateria NMC ternária de 40,3 kWh. Os motores elétricos do Stelato S9 EREV provavelmente virão da Huawei. A Honda também está utilizando software Huawei em seus modelos, como no Honda S7 elétrico.

Maextro: Entrando no segmento de luxo com sedã S800

Maextro S800

A marca Maextro, da Huawei e da JAC, lançará seu primeiro veículo em maio deste ano, com as entregas começando em junho. Trata-se do sedã de luxo Maextro S800, que pretende rivalizar com Maybach, Bentley e Rolls-Royce. O sedã S800 tem dimensões de 5480/2000/1536 mm (comprimento, largura, altura) e uma distância entre eixos de 3370 mm.

O Maextro S800 adota variantes de powertrain BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de alcance estendido). A variante BEV está disponível com três motores elétricos (cada um com 160 kW) apenas com uma potência combinada de 635 kW (852 cv). A variante EREV deste carro vem com tração integral de motor duplo para 390 kW (523 cv) e um extensor de alcance de 1,5 litro como padrão. Há também uma versão de três motores disponível com uma potência de pico de 635 kW.

O Maextro S800 entrará no mercado chinês em maio deste ano com uma faixa de preço de 1 – 1,5 milhão de yuan (R$ 690.000 – R$ 1.035.000). Ele tentará conquistar o segmento de carros de luxo, oferecendo uma mistura de recursos de ponta com algumas funções futuristas, como carregamento não tripulado.

Além disso, a GAC planeja lançar seu primeiro modelo construído em conjunto com a Huawei em 2026, um NEV de luxo inteligente na classe de 300.000 RMB. O projeto GH é visto como uma nova abordagem de colaboração dentro da unidade de negócios automotivos da Huawei. Empresas como a BYD acreditam que carros elétricos chineses estão à frente do resto do mundo.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.