Vazamentos na China revelam os planos de produtos para 2025 das marcas Aito, Luxeed, Stelato e Maextro, todas parte da Harmony Intelligence Mobility Alliance (HIMA) da Huawei. A gigante da tecnologia chinesa está profundamente envolvida no desenvolvimento e vendas desses veículos, em colaboração com fabricantes estatais.
A Huawei adota diferentes níveis de parceria com as montadoras. A forma mais completa de cooperação é a criação de uma marca conjunta. Atualmente, a Huawei possui quatro marcas automotivas conjuntas, distribuindo seus carros por meio da rede de vendas HIMA e das lojas da Huawei: Aito (Seres & Huawei), Luxeed (Chery & Huawei), Stelato (BAIC & Huawei) e Maextro (JAC & Huawei). Os planos de produtos dessas marcas para 2025 foram divulgados na China.

Aito: Foco em SUVs e Atualizações
Aito M9 Atualizado
A Aito lançará em março a versão atualizada do crossover M9. A expectativa é que adote o powertrain do SUV Aito M8, que teve sua licença de vendas solicitada em 10 de janeiro. A variante EREV do Aito M9 deve utilizar tração integral com dois motores, sendo um dianteiro de 165 kW (221 cv) e um traseiro de 227 kW (304 cv).
A potência total combinada alcançará 392 kW (525 cv), um aumento de 27 kW em relação ao modelo atual. O Aito M9 atualizado também deve adotar o mais recente extensor de alcance da Seres, com uma potência de 118 kW (158 cv), 6 kW a mais que o gerador atual do carro.
O Aito M9 é um SUV de grande porte com dimensões de 5230/1999/1800 mm e distância entre eixos de 3110 mm. Este veículo é oferecido com configurações internas de cinco e seis lugares. A variante BEV atualmente disponível deste crossover oferece dois motores elétricos para 390 kW (523 cv) acoplados a uma bateria de 100 kWh, proporcionando uma autonomia de 630 km (ciclo CLTC).
A variante EREV atual do Aito M9 gera 365 kW (489 cv) e tem um alcance elétrico de 225-275 km (ciclo CLTC). A faixa de preço do M9 varia de 469.800 a 569.800 yuan (aproximadamente R$ 325.000 a R$ 394.000).
Aito M8
O SUV de grande porte Aito M8 fará sua estreia pública no Salão do Automóvel de Xangai 2025, no final de abril. O lançamento de mercado deste modelo está agendado para maio, com as entregas aos clientes começando em junho. Estima-se que o preço deste modelo fique entre 350.000 e 450.000 yuan (R$ 242.000 – R$ 311.000).
O Aito M8 possui dimensões de 5190/1999/1795 mm. Sua distância entre eixos atinge 3105 mm. Está disponível com cinco ou seis assentos no interior. O Aito M8 adota um powertrain EREV com um motor a gasolina turbo de 1,5 litro sob o capô, com 118 kW. Seus motores elétricos têm uma potência de pico combinada de 392 kW (525 cv).
Aito M7 atualizado
A pré-venda do Aito M7 atualizado começará na China em agosto deste ano, com o lançamento de mercado agendado para setembro. O Aito M7 foi o modelo mais vendido da marca em 2024, com 193.342 unidades entregues aos clientes em toda a China. No entanto, começou a perder força ao longo do ano devido à intensificação da concorrência. Assim, a atualização do Aito M7 é necessária para aumentar a demanda por este modelo.
O Aito M7 é um crossover EREV com comprimento, largura e altura de 5020 mm, 1945 mm e 1760 mm, respectivamente. Sua distância entre eixos se estende a 2820 mm. O M7 também tem cinco e seis assentos no interior. Este crossover tem um gerador de 1,5 litro para 112 kW sob o capô. A variante RWD do Aito M7 oferece um único motor elétrico para 200 kW (268 cv). E a variante 4WD tem dois motores elétricos (130 kW + 200 kW) para 330 kW ou 443 cv. O alcance elétrico do Aito M7 é de 200 – 240 km em condições CLTC. Seu preço é de 249.800 – 329.800 yuan (R$ 172.000 – R$ 227.000). Com o aumento na venda de elétricos no Brasil, cresce a busca por carregadores residenciais para modelos como o Aito M7.
Luxeed: Expansão da linha com SUV de grande porte
Luxeed R9
A marca Luxeed, da Huawei e Chery, lançará seu novo modelo em setembro deste ano: o Luxeed R9, um SUV de luxo de grande porte. Não há mais informações disponíveis sobre este veículo. O primeiro modelo da linha R da Luxeed foi o R7 SUV cupê, do tamanho do BMW X6.

Vendeu 26.989 unidades nos últimos dois meses de 2024. Assim, Chery e Huawei podem dar um passo adiante este ano, criando um SUV cupê de grande porte. Desta forma, o Luxeed R9 não sofrerá com a concorrência interna com os modelos Aito nas lojas HIMA da Huawei.
O lançamento das vendas deste veículo ocorrerá no início de 2026. Modelos da Chery como o Exeed Exlantix ES EREV já estão fazendo sucesso no mercado.
Stelato: Aposta em híbrido para popularizar sedã
Stelato S9 EREV
A variante Stelato S9 EREV da Huawei e BAIC fará sua estreia no mercado no Salão do Automóvel de Xangai, no final de abril deste ano. A versão elétrica deste veículo entrou na China no ano passado com uma faixa de preço de 399.800 – 449.800 yuan (R$ 276.000 – R$ 310.000). No entanto, suas vendas foram decepcionantes, com 3.008 unidades entregues em três meses. A variante EREV, mais barata e sem fatores de ansiedade de autonomia, ajudará a impulsionar o volume de vendas do Stelato S9.
O Stelato S9 é um sedã grande com dimensões de 5160/1987/1486 mm e distância entre eixos de 3050 mm. Tem um baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,193 Cd. Sua versão elétrica compreende uma variante RWD para 227 kW (304 cv) e uma 4WD de motor duplo para 385 kW (516 cv). Seu alcance é de 665 – 721 km em condições CLTC.

O Stelato S9 EREV provavelmente adotará um motor turbo de 1,5 litro do SUV BAIC BJ60 Thunder EREV. A potência de pico deste ICE atinge 138 kW (185 cv). A energia é armazenada em uma bateria NMC ternária de 40,3 kWh. Os motores elétricos do Stelato S9 EREV provavelmente virão da Huawei. A Honda também está utilizando software Huawei em seus modelos, como no Honda S7 elétrico.
Maextro: Entrando no segmento de luxo com sedã S800
Maextro S800
A marca Maextro, da Huawei e da JAC, lançará seu primeiro veículo em maio deste ano, com as entregas começando em junho. Trata-se do sedã de luxo Maextro S800, que pretende rivalizar com Maybach, Bentley e Rolls-Royce. O sedã S800 tem dimensões de 5480/2000/1536 mm (comprimento, largura, altura) e uma distância entre eixos de 3370 mm.
O Maextro S800 adota variantes de powertrain BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de alcance estendido). A variante BEV está disponível com três motores elétricos (cada um com 160 kW) apenas com uma potência combinada de 635 kW (852 cv). A variante EREV deste carro vem com tração integral de motor duplo para 390 kW (523 cv) e um extensor de alcance de 1,5 litro como padrão. Há também uma versão de três motores disponível com uma potência de pico de 635 kW.
O Maextro S800 entrará no mercado chinês em maio deste ano com uma faixa de preço de 1 – 1,5 milhão de yuan (R$ 690.000 – R$ 1.035.000). Ele tentará conquistar o segmento de carros de luxo, oferecendo uma mistura de recursos de ponta com algumas funções futuristas, como carregamento não tripulado.
Além disso, a GAC planeja lançar seu primeiro modelo construído em conjunto com a Huawei em 2026, um NEV de luxo inteligente na classe de 300.000 RMB. O projeto GH é visto como uma nova abordagem de colaboração dentro da unidade de negócios automotivos da Huawei. Empresas como a BYD acreditam que carros elétricos chineses estão à frente do resto do mundo.