A Huawei revelou novas informações sobre seu mais recente sistema de head-up display (HUD) com realidade aumentada, o XHUD-AR, no dia 3 de fevereiro na China. O sistema aprimorado identifica e marca veículos e pedestres ao redor, adapta-se à condução noturna e filtra 95% dos desvios de ícones de realidade aumentada.
A empresa apresentou seu primeiro head-up display com realidade aumentada durante a IAA Mobility 2021, em Munique, na Alemanha. Na ocasião, o AR-HUD projetava uma imagem virtual de 70 polegadas a 7,5 metros à frente do motorista. Quatro anos depois, a Huawei otimizou significativamente o sistema. A nova versão, o XHUD-AR, suporta conversão de coordenadas multidimensionais e adaptação à cena real.
Aprimoramentos do XHUD-AR
O principal avanço do XHUD-AR reside na renderização em tempo real, rastreamento de alvos e algoritmos anti-vibração. O sistema também integra espaços virtuais e reais para uma experiência de usuário mais aprimorada. Deste modo, as indicações de navegação com realidade aumentada apontam sempre na direção correta no mundo real.
Além disso, o sistema HUD filtra mais de 95% dos deslocamentos de ícones AR causados por solavancos na estrada. O algoritmo de predição de trajetória faz com que os ícones de realidade aumentada ajustem suas posições em tempo real, mantendo a imagem estável e nítida. O XHUD-AR também oferece uma variedade de funções, incluindo:
- Adaptação a cenas de condução noturna;
- Alertas de veículos em pontos cegos;
- Marcação de pedestres;
- Alertas de fusão, desaceleração e frenagem;
- Alertas de desvio de obstáculos.
Atualmente, a Huawei fornece seus head-up displays com realidade aumentada para diversas montadoras, incluindo SAIC, BAIC, Seres, Changan, Chery, BYD e JAC. A adoção do novo XHUD-AR deve aprimorar ainda mais o conforto e segurança desses veículos, consolidando a posição da Huawei como uma das principais fornecedoras de head-up displays.
A nova tecnologia AR-HUD também deve impulsionar os sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor). Mais detalhes sobre o sistema da Huawei serão divulgados em breve.