A gigante chinesa de tecnologia Huawei está processando um influenciador automotivo local em 140.000 dólares devido a críticas ao sedã de luxo Maextro S800. O blogueiro, por sua vez, respondeu que irá contra-processar a Huawei em 340.000 dólares.
A disputa judicial surge após a Huawei divulgar uma série de vídeos comparando o S800 com o Mercedes-Maybach S680 em diversos testes, incluindo um teste de ‘crab walk‘ (movimento lateral) e outro onde ambos os veículos atravessam uma pequena área com água, vidro e areia.

Nos vídeos da Huawei, o S800 aparentemente não deixava rastros na água ou nos outros materiais, enquanto o Maybach quebrava o vidro e espalhava água por toda parte. A Huawei promoveu essa comparação para destacar o conforto superior de condução do S800 e sua Arquitetura Turing Dragon, uma plataforma que oferece detecção ativa, controle central, raciocínio inteligente e aprendizado autônomo. No entanto, os resultados levantaram ceticismo entre blogueiros automotivos.
O influenciador automotivo Racing Frappuccino (赛车星冰乐) publicou um vídeo no Weibo alegando que o vídeo de comparação da Huawei foi cuidadosamente calculado usando fórmulas matemáticas complexas. Ele calculou a velocidade de passagem e o peso do S800, garantindo que a profundidade da poça (4,5 cm) fosse ideal para o S800 cruzar sem espirrar água ou outros materiais, ao contrário do Maybach.
O blogueiro sugeriu que o vídeo não refletia genuinamente o conforto superior de condução ou o sistema de suspensão do S800, e ainda insinuou que se tratava de uma ação de marketing típica da Huawei, visando a classe média alta chinesa que apoia fortemente marcas nacionais. O vídeo atraiu grande atenção na internet. Posteriormente, ele postou outro vídeo de ‘desculpas’ satíricas, imitando o tom oficial de lançamento da Huawei em resposta ao protesto da empresa.
A Huawei é frequentemente vista como uma marca patriótica devido à sua disputa comercial com os EUA há alguns anos, e é acusada de usar isso como ponto de marketing.
O Maextro S800 é um sedã de luxo grande da Huawei e JAC. Será lançado este ano e estará disponível nas lojas da Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA) da Huawei. O carro adota pintura de carroceria em duas cores, rodas de 20 polegadas com calotas autoalinháveis e um sensor LiDAR no teto. É um sedã grande com dimensões de 5480/2000/1536 mm (comprimento, largura, altura) e uma distância entre eixos de 3370 mm.

O Maextro S800 adota variantes de trem de força BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de alcance estendido). A variante BEV está disponível com três motores elétricos (cada um com 160 kW) apenas com uma potência combinada de 635 kW (852 cv).
A variante EREV deste carro vem com tração nas quatro rodas com motor duplo para 390 kW (523 cv) e um extensor de alcance de 1,5 litro como padrão. Há também uma versão de três motores disponível com uma potência de pico de 635 kW.
Para mais informações sobre carros elétricos, confira também sobre o Dongfeng crossover elétrico eπ008 ou o Xiaomi YU7. Se você se interessa pela atuação da Huawei no mercado automotivo, veja também sobre o Stelato S9 EREV.