Surpreendentemente, o veículo elétrico mais vendido da General Motors não ostenta o emblema da marca americana, mas sim o da Honda. O Prologue EV, um SUV elétrico da montadora japonesa, registrou 33.017 unidades emplacadas, superando o Chevrolet Blazer EV, que contabilizou 23.115 unidades. No entanto, um detalhe curioso revela que o Prologue é, essencialmente, um Blazer “disfarçado”.
Embora ostente o design e logotipo da Honda, o utilitário compartilha a plataforma, mecânica e até a linha de produção com o Chevrolet Blazer EV, em Ramos Arizpe, no México. O SUV nipo-mexicano também superou em vendas o Equinox EV, que teve 28.874 licenciamentos em 2024. Com 4,87 metros de comprimento e 3,09 metros de entre-eixos, o Prologue utiliza a base Ultium da GM, também presente em modelos elétricos da Cadillac e Hummer.
A parceria entre GM e Honda, firmada em 2020 para o desenvolvimento de carros elétricos, foi descontinuada em 2023. Apesar disso, a entrada da Honda no mercado de SUVs elétricos se deu por meio de um acordo com a GM.
O Prologue utiliza baterias de 85 kWh fornecidas pela General Motors, e oferece cinco versões com tração dianteira (212 cv) ou integral (288 cv). A autonomia máxima é de cerca de 470 km no padrão de medição norte-americano.
Apesar de compartilharem a mesma base, os SUVs apresentam diferenças notáveis. O Honda Prologue adota um design mais sóbrio, contrastando com a estética futurista do Blazer EV. Internamente, o Prologue opta por uma tela multimídia de 11,3 polegadas, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o Blazer EV possui uma tela maior, de 17,7 polegadas, com sistema Google nativo, sem a opção de espelhamento.
O Prologue também oferece uma tela de 11 polegadas para o quadro de instrumentos digital e mantém alguns botões físicos, ausentes no Blazer EV. Em termos de preço, o Honda Prologue tem um valor inicial mais elevado, cerca de US$ 49.000, em comparação aos US$ 45.000 do Chevrolet Blazer EV.