O icônico Honda Prelude está oficialmente de volta. Após ser descontinuado em 2001, o esportivo, lançado originalmente em 1978, foi confirmado pela Honda para retornar ao mercado em 2026, inicialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O modelo reaparece com design moderno, novas tecnologias e propulsão híbrida.
A prévia do retorno ocorreu durante o Salão de Tóquio de 2023, onde o Prelude foi apresentado como um conceito, mas já com linhas bem definidas e próximas da versão final. O design chamou a atenção com seu capô alongado, a curvatura do teto, e faróis recortados que se integram à grade dianteira.
Na traseira, destaca-se um pequeno spoiler acima das lanternas, que possuem um design que lembra modelos da Porsche, além de um difusor para reforçar o apelo esportivo. A inscrição do nome do carro em letra cursiva adiciona um toque moderno e nostálgico. As rodas, com acabamento escurecido, são de 20 polegadas, mas podem ser reduzidas na versão final.
Esta será a sexta geração do Prelude, que se tornou famoso nos anos 1990. O novo modelo utilizará a plataforma e:Architecture, base para os futuros carros eletrificados da Honda. O conjunto motriz pode ser o já conhecido e:HEV, presente nos modelos Civic, Accord e CR-V.
Este sistema híbrido conta com dois motores elétricos (um para tração e outro como gerador) e um motor a combustão 2.0 de quatro cilindros, com ciclo Atkinson e injeção direta, que atua principalmente como um gerador para os motores elétricos, acionando as rodas apenas em situações específicas, como alta velocidade ou maior demanda de potência.
O novo Honda Prelude também adotará tecnologias já vistas em modelos como o Hyundai Ioniq 5 N. A tecnologia Honda S+ Shift, combinada com o Active Sound Control, irá simular o som e a sensação de trocas de marchas para proporcionar uma experiência de condução esportiva, simulando ruídos e acelerações de um motor convencional. O modelo terá aletas atrás do volante, para intensificar a sensação de condução esportiva.