Notícias

Honda Prelude retorna em 2026 com motorização híbrida e visual repaginado

Após ser descontinuado em 2001, o icônico Honda Prelude, lançado originalmente em 1978, foi confirmado pela Honda para retornar ao mercado em 2026

O icônico Honda Prelude está oficialmente de volta. Após ser descontinuado em 2001, o esportivo, lançado originalmente em 1978, foi confirmado pela Honda para retornar ao mercado em 2026, inicialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O modelo reaparece com design moderno, novas tecnologias e propulsão híbrida.

A prévia do retorno ocorreu durante o Salão de Tóquio de 2023, onde o Prelude foi apresentado como um conceito, mas já com linhas bem definidas e próximas da versão final. O design chamou a atenção com seu capô alongado, a curvatura do teto, e faróis recortados que se integram à grade dianteira.

Honda Prelude retorna em 2026 com motorização híbrida e visual repaginado
Foto: Divulgação

Na traseira, destaca-se um pequeno spoiler acima das lanternas, que possuem um design que lembra modelos da Porsche, além de um difusor para reforçar o apelo esportivo. A inscrição do nome do carro em letra cursiva adiciona um toque moderno e nostálgico. As rodas, com acabamento escurecido, são de 20 polegadas, mas podem ser reduzidas na versão final.

Esta será a sexta geração do Prelude, que se tornou famoso nos anos 1990. O novo modelo utilizará a plataforma e:Architecture, base para os futuros carros eletrificados da Honda. O conjunto motriz pode ser o já conhecido e:HEV, presente nos modelos Civic, Accord e CR-V.

Este sistema híbrido conta com dois motores elétricos (um para tração e outro como gerador) e um motor a combustão 2.0 de quatro cilindros, com ciclo Atkinson e injeção direta, que atua principalmente como um gerador para os motores elétricos, acionando as rodas apenas em situações específicas, como alta velocidade ou maior demanda de potência.

Honda Prelude retorna em 2026 com motorização híbrida e visual repaginado
Foto: Divulgação

O novo Honda Prelude também adotará tecnologias já vistas em modelos como o Hyundai Ioniq 5 N. A tecnologia Honda S+ Shift, combinada com o Active Sound Control, irá simular o som e a sensação de trocas de marchas para proporcionar uma experiência de condução esportiva, simulando ruídos e acelerações de um motor convencional. O modelo terá aletas atrás do volante, para intensificar a sensação de condução esportiva.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.