Honda e Acura anunciaram um recall abrangente, afetando 294.612 veículos devido a uma falha no software da unidade de controle eletrônico de injeção de combustível (FI-ECU). Essa falha pode causar o desligamento inesperado do motor ou perda de potência durante a condução. Os modelos afetados incluem:
- Acura TLX Type-S (2021-2025)
- Acura MDX Type-S (2022-2025)
- Honda Pilot (2023-2025)
De acordo com informações divulgadas, a programação inadequada do software pode levar a “mudanças repentinas na abertura do acelerador”, resultando em perda de potência, hesitação ou desligamento do motor. A investigação sobre o problema teve início em dezembro de 2023 e a notificação à Honda pela Denso ocorreu em abril de 2024. Após análise dos dados, a decisão pelo recall foi tomada no início deste mês.
Até 16 de janeiro, foram registradas 674 reclamações de garantia relacionadas à falha, mas não há relatos de acidentes ou ferimentos decorrentes do problema. Os proprietários dos veículos envolvidos serão notificados em março e instruídos a levar seus carros a uma concessionária para reprogramação do software da FI-ECU.
Recall Adicional da Acura MDX
Além disso, a Acura também está convocando um recall para 9.221 unidades do MDX ano 2025. Nesse caso, o problema reside no sistema de infotainment, que pode apresentar uma tela preta, resultando na perda da imagem da câmera de ré. Essa falha contraria os padrões de segurança veicular.
A causa do problema foi identificada como uma programação de software inadequada, que pode levar a uma tela preta no display central após a mudança da transmissão de ré para outras posições. Se a transmissão for colocada em ré novamente após esse erro, a tela permanece preta, em vez de exibir a imagem da câmera.
A Honda tomou conhecimento desse problema em outubro do ano passado e não há relatos de acidentes, ferimentos ou reclamações de garantia relacionados a ele. Proprietários serão notificados em março para que seus veículos tenham o sistema de infotainment substituído em concessionárias.