A Honda está empenhada em manter a emoção da condução em seus próximos veículos elétricos. O desafio de replicar as sensações dos motores a combustão em um carro elétrico é uma prioridade para a marca. A nova série 0 de veículos elétricos pode incluir, futuramente, um modelo Type R de alta performance.
Assim como muitas outras montadoras, a Honda está investindo no universo dos veículos elétricos. No entanto, a empresa parece determinada a garantir que seus futuros EVs ainda ofereçam a mesma emoção de seus modelos tradicionais, o que pode levar à criação de um Type R totalmente elétrico. Para alguns entusiastas, essa ideia é estimulante, enquanto outros podem sentir receio da mudança.
![Honda busca replicar a emoção de motores a combustão em seus futuros elétricos, incluindo um Type R 2 Honda busca replicar a emoção de motores a combustão em seus futuros elétricos, incluindo um Type R](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/01/honda-busca-replicar-a-emocao-de-motores-a-combustao-em-seus-futuros-eletricos-incluindo-um-type-r-1280x720.jpg)
Toshihiro Mibe, chefe do Centro de Desenvolvimento de BEV da Honda, reconhece que criar um veículo elétrico que capture o espírito do Type R não é uma tarefa fácil. Apesar disso, a Honda parece pronta para encarar o desafio de frente.
Um novo tipo de emoção?
“Baterias e motores têm características diferentes, então não podemos criar algo exatamente igual ao que tínhamos antes,” disse Mibe ao Auto Express durante a apresentação dos novos protótipos da Série 0 em Las Vegas. “Como um EV, como podemos proporcionar a alegria de dirigir? Nós não desistimos, é claro, mas não se trata apenas de potência, mas também do som, vibração, aceleração e da experiência humana. Estas são as alegrias de dirigir.”
A Honda continuará vendendo a atual geração FL5 do Civic Type R por algum tempo, mas seu futuro a longo prazo ainda não está claro. A Honda provavelmente lançará a 12ª geração do Civic antes do final desta década e, dada a sua história, espera-se uma alta demanda por uma versão Type R. Como ainda é muito cedo para a empresa falar detalhadamente sobre seus planos futuros, não seria surpresa se o modelo se transformasse em um híbrido, mas há sempre a chance de que ele mantenha um motor a combustão interna.
Se a Honda precisar de inspiração sobre como tornar o nome Type R relevante na era dos EVs, seria sensato olhar para a divisão N da Hyundai. Enquanto a N também começou com hatches esportivos, ela revelou o Ioniq 5 N totalmente elétrico em 2023, provando que é possível construir um EV que seja divertido de dirigir e que imite em grande parte as sensações de uma alternativa com motor a combustão. Uma alternativa seria observar um estudo que indica que carros elétricos podem ter durabilidade superior a veículos a combustão.
Como parte de sua Série 0, a Honda planeja lançar sete EVs nos próximos anos. Será que um deles terá o emblema Type R? Ou seria melhor deixar o icônico nome se aposentar graciosamente junto com a era dos motores a combustão?