A Chevrolet Montana 2025 chega ao mercado com novidades significativas em seu conjunto mecânico. Assim como o Tracker 2025, a picape agora conta com o motor 1.2 turbo com injeção direta de combustível, uma mudança estratégica da General Motors para atender às exigências do Proconve L8.
Essa atualização elevou a potência da Montana a um patamar comparável a veículos que, no início dos anos 2000, utilizavam motores de quase o dobro do tamanho. O propulsor 1.2 turbo da picape entrega 141 cavalos, equiparando-se, por exemplo, ao motor 2.0 de 140 cv do Astra 16V de 2009. Em termos de torque, a Montana 2025 também impressiona, alcançando 23 kgfm, valor semelhante ao gerado pelo motor 2.4 do Vectra de 2008.

Desempenho Aprimorado
Com o aumento de potência, o desempenho da Montana 2025 melhorou significativamente. Na versão automática, a aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzida em 0,8 segundos, enquanto na configuração manual a melhora foi de 0,6 segundos em comparação com o modelo anterior.
Confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana 2025:
- Aceleração de 0 a 100 km/h (Gasolina):
- 1.2T MT: de 11,7 s para 10,9 s (variação de 7%)
- 1.2T AT: de 10,1 s para 9,5 s (variação de 6%)
Consumo de Combustível
A eficiência no consumo também foi aprimorada. Veja os dados:
- Consumo com Gasolina:
- 1.2T MT: Urbano: de 12 km/l para 12,3 km/l (2,5% de variação); Rodoviário: de 13,6 km/l para 13,7 km/l (0,8% de variação)
- 1.2T AT: Urbano: de 11,1 km/l para 11 km/l (-0,8% de variação); Rodoviário: de 13,3 km/l para 13,5 km/l (1,5% de variação)
- Consumo com Etanol:
- 1.2T MT: Urbano: de 8,3 km/l para 8,4 km/l (1,2% de variação); Rodoviário: de 9,6 km/l para 9,7 km/l (1,1% de variação)
- 1.2T AT: Urbano: de 7,7 km/l para 7,5 km/l (-2,5% de variação); Rodoviário: de 9,3 km/l para 9,7 km/l (4,3% de variação)

Com essas atualizações, a Chevrolet Montana 2025 se torna mais competitiva no segmento de picapes leves, embora ainda esteja atrás da Renault Oroch em potência e torque. A atualização também beneficiará os modelos Onix e Onix Plus, que receberão o motor 1.0 turbo de até 121 cavalos, garantindo melhor performance e eficiência para a linha de compactos da Chevrolet.
A próxima etapa da montadora será atualizar a Spin, que atualmente utiliza o motor GM Família I 1.8 de até 111 cavalos, e adequar o motor 1.0 de Onix e Onix Plus às novas regulamentações do Proconve L8, que poderá resultar em mais potência e torque para esses modelos. A Chevrolet prepara uma ofensiva de lançamentos para comemorar seu centenário no Brasil, e a Montana 2025 é um importante lançamento dessa estratégia.