A Great Wall Motor (GWM) registrou um crescimento expressivo no mercado brasileiro em 2024, com 29.218 veículos vendidos, um aumento de 154% em comparação com os 11.479 emplacamentos de 2023. Este salto nas vendas foi impulsionado principalmente pelos modelos Haval H6 e Ora 03.
O Haval H6 PHEV e o Haval H6 HEV foram reconhecidos com os prêmios de “Melhor Modelo Híbrido de 2024” e “Modelo Híbrido de Menor Custo”, respectivamente, no Brasil. No total, a GWM Brasil conquistou 23 prêmios em 2024, com o Haval H6 sendo o carro híbrido mais premiado do país, com 12 distinções.
Em um contexto mais amplo, a GWM vendeu 453.100 veículos no exterior em 2023, um aumento de 43,4% em relação ao ano anterior. Essas vendas representaram 46,7% das vendas totais da montadora, que somaram 1,2333 milhão de unidades, um crescimento de 0,21% em relação a 2022. As vendas de veículos de novas energias (NEVs), que incluem elétricos e híbridos, alcançaram 322.000 unidades, um aumento de 22,82% ano a ano.
De acordo com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o mercado brasileiro de veículos (incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) registrou um total de 2,63 milhões de emplacamentos em 2024, um aumento de 14,1% em relação ao ano anterior, o melhor desempenho desde 2014. As locadoras de veículos mantiveram uma participação significativa, adquirindo 650.000 veículos. Juntas, BYD e GWM registraram aproximadamente 100.000 veículos no país.
A GWM também está expandindo sua rede de concessionárias no Brasil, com 79 pontos de venda e 21 lojas em shoppings. Para 2025, a empresa planeja iniciar a produção e lançar novos modelos em sua fábrica de Iracemápolis, que será a quarta maior base de produção da GWM no mundo. O objetivo é atender a crescente demanda por veículos de novas energias no mercado brasileiro.
A montadora já havia sinalizado seu interesse no mercado de NEVs do Brasil em 2022, com o anúncio de um investimento de mais de 10 bilhões de Reais (cerca de 1,6 bilhão de dólares) nos próximos 10 anos, com foco em eletrificação e tecnologia.
Em termos de planejamento de produtos, a GWM planeja lançar mais de 10 modelos de NEVs no mercado brasileiro, abrangendo as marcas Haval, Tank e Ora. Este crescimento da GWM acompanha o aumento das vendas de eletrificados no país, com muitas montadoras investindo em novas tecnologias.